SP-Arte Rotas 2026 reúne arte da América Latina

Feira acontece de 26 a 30 de agosto na ARCA, em São Paulo, com cerca de 60 expositores e projetos curados de várias regiões.

A SP-Arte Rotas chega à sua 5ª edição, consolidando-se como um espaço de diálogo e descoberta da arte produzida na América Latina. O evento acontece de 26 a 30 de agosto de 2026, na ARCA, em São Paulo, reunindo cerca de 60 expositores que representam as cinco regiões do Brasil, além de galerias internacionais.

Participação nacional e internacional

Com a proposta de expandir suas fronteiras, a feira conta com galerias do Uruguai, Argentina, Colômbia e Itália, além de diversas galerias brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Goiânia, Fortaleza, São Luís e Porto Alegre. Entre as paulistanas estão Almeida & Dale, Mitre, Luciana Brito, Gomide&Co, Vermelho, Marilia Razuk, Superfície, Luis Maluf, Galatea e Martins&Montero, entre outras.

Projetos especiais e novos estúdios

A edição 2026 mantém o espaço para projetos especiais, como o Sertão Negro, ateliê-escola fundado por Dalton Paula em Goiânia, que também celebra cinco anos de atuação. Participam ainda a Galeria Ocupá, que conecta a Zona Sul do Rio de Janeiro a artistas periféricos, e a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, de Boa Vista, dedicada à produção indígena contemporânea. Novidades incluem os estúdios Lucas Recchia e Apartamento 61, que atuam na interseção entre arte e design, além da Passado Composto Século XX, presente desde a primeira edição.

Curadoria e programação

A direção artística está a cargo do curador, escritor e pesquisador brasileiro Bernardo Mosqueira, que vive em Nova York. Mosqueira é fundador e diretor artístico do Solar, no Rio de Janeiro, e tem experiência internacional em instituições como o Institute for Studies on Latin American Art e o New Museum. Ele assina a curadoria do setor Mirante, que reúne obras de destaque por sua escala, relevância histórica, singularidade formal ou potência conceitual.

O curador propõe a ideia de uma “paisagem expandida”, entendida como um campo para refletir as múltiplas relações entre seres humanos e seus entornos, onde memória, ecologia, espiritualidade, política, história e imaginação se entrelaçam. A feira também oferece o Palco SP-Arte, com bate-papos entre artistas, curadores e especialistas, promovendo a troca direta com o público.

Um espaço para descobertas

Mais do que uma feira de negócios, a SP-Arte Rotas é um ambiente para descobertas: de jovens artistas, de trabalhos menos conhecidos de nomes consagrados e de novas formas de apresentação artística. O evento atrai colecionadores, curadores, artistas, galeristas, pesquisadores e entusiastas da arte e cultura.

SP-Arte Rotas 2026
Período: 26 a 30 de agosto de 2026
Local: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo
Funcionamento: 26 para convidados; 27 e 28 das 13h às 20h; 29 das 12h às 20h; 30 das 12h às 19h

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 63 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar