Copa do Mundo 2026 anima brasileiros, aponta pesquisa

Levantamento Ipsos-Ipec mostra queda do desânimo e alta no interesse pelos jogos da Seleção, mas parte do público ainda segue sem empolgação.

A Copa do Mundo de 2026 começou a ganhar mais espaço no humor dos brasileiros. Segundo nova pesquisa Ipsos-Ipec, a intenção de acompanhar os jogos da Seleção subiu para 71%, um sinal de que o torneio passa a despertar mais interesse à medida que se aproxima.

Menos desânimo, mais interesse pela Seleção

O levantamento, feito entre 13 e 17 de junho com 2.000 pessoas em 130 municípios, mostra também uma queda no desânimo em relação à competição: 39% dizem estar desanimados, ante 46% na medição de abril. Ao mesmo tempo, cresceu a parcela dos que se dizem “um pouco animados” (de 32% para 36%) e “muito animados” (de 16% para 20%).

Na prática, o interesse dos brasileiros parece estar mais concentrado na Seleção. Quarenta e quatro por cento afirmam que vão assistir apenas aos jogos do Brasil, enquanto 27% dizem que pretendem ver todas as partidas que puderem. Já os que não querem acompanhar nenhum jogo caíram de 35% para 28%.

Mulheres aparecem mais entre os que não querem assistir

A pesquisa também traz recortes que ajudam a entender esse comportamento. Entre os homens, 37% dizem que pretendem ver todos os jogos possíveis. Já entre as mulheres, o grupo que afirma não querer assistir a nenhum jogo é maior: 33%.

O mesmo padrão aparece em outros recortes: entre pessoas com 60 anos ou mais, 32% não pretendem ver jogos; entre quem tem apenas ensino fundamental, esse índice também é de 32%; entre os entrevistados com renda familiar mensal de até um salário-mínimo, chega a 35%.

Esperança segue como sentimento principal

Quando o assunto é expectativa de título, o pé no chão ainda fala mais alto. A maioria acredita que o Brasil tem poucas chances de ser campeão: 54%, contra 49% em abril. Ao mesmo tempo, cresce a parcela dos que veem alguma chance de taça para a Seleção, que passou de 67% para 73% somando as respostas positivas.

No termômetro emocional, esperança segue no topo, com 29% das menções. Depois aparecem alegria, com 20%, e otimismo e preocupação, ambos com 15%.

“Observamos uma mudança positiva no humor do brasileiro em relação à Copa: o desânimo recua e a animação apresenta relativa melhora”, disse Márcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec. A leitura geral é de interesse crescente, mas sem euforia: o torcedor quer acompanhar a Copa, embora mantenha expectativas moderadas sobre o resultado final.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 104 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar