Caravana de motorhomes cruza 10 cidades do Oeste do Paraná

Circuito Caminhos do Paraná começa em Foz do Iguaçu e segue até Terra Roxa, promovendo turismo e atrações gratuitas

Uma caravana composta por trailers e motorhomes inicia nesta sexta-feira (12) a terceira etapa do Circuito Caminhos do Paraná, percorrendo 10 cidades do Oeste do estado até o dia 21 de junho. A iniciativa, apoiada pelo Governo do Estado por meio do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo, é considerada a maior caravana de trailers e motorhomes do Brasil.

Ao todo, 20 veículos participam desta etapa, que tem como objetivo incentivar o turismo regional, divulgar os atrativos locais e movimentar a economia das cidades visitadas. A programação começa em Foz do Iguaçu e segue por São Miguel do Iguaçu, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Palotina, finalizando em Terra Roxa.

Turismo sobre rodas e impacto econômico

Além de promover o estilo de vida do campismo e caravanismo, a caravana oferece atrações gratuitas para os moradores das cidades visitadas, fomentando o comércio local e os serviços turísticos, como hospedagem e alimentação. Segundo o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, “esta caravana é muito importante para o turismo do Estado. Os caravanistas divulgam nossos atrativos, mostram o que o Paraná tem a oferecer e consomem produtos das cidades por onde passam, movimentando a economia local”.

Antes do início oficial da etapa, os participantes estiveram presentes no FIT Cataratas – Festival Internacional de Turismo das Cataratas, nos dias 10 e 11 de junho, em Foz do Iguaçu. O evento proporcionou a troca de experiências e a integração entre os segmentos do turismo nacional e internacional, fortalecendo o setor de turismo sobre rodas.

Roteiro da terceira etapa do Circuito Caminhos do Paraná

12/6: Foz do Iguaçu
13/6: São Miguel do Iguaçu
14/6: Missal
15/6: Santa Helena
16/6: Entre Rios do Oeste
17/6: Pato Bragado
18/6: Marechal Cândido Rondon
19/6: Nova Santa Rosa
20/6: Palotina
21/6: Terra Roxa

Em 2025, o Circuito Caminhos do Paraná percorreu 50 cidades, totalizando cerca de 2 mil quilômetros e injetando aproximadamente R$ 2,5 milhões na economia local. A iniciativa é realizada em parceria com a Federação das Instâncias de Governança Regional de Turismo do Estado do Paraná (Feigtur) e conta com o apoio de entidades e empresas ligadas ao setor de caravanismo e turismo.

Esta etapa reforça o papel do turismo sobre rodas como ferramenta de promoção dos destinos paranaenses, conectando pessoas, culturas e territórios, e ampliando o alcance do turismo para além dos pontos tradicionais.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 78 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar