CMEC premia startups lideradas por mulheres em São Paulo

3ª edição do Upstarts reconheceu cinco negócios inovadores e reforçou a liderança feminina na inovação

A 3ª edição do Upstarts destacou startups lideradas por mulheres e evidenciou o crescimento do empreendedorismo feminino em setores ligados à inovação, tecnologia e novos modelos de negócio. Promovida pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), a premiação ocorreu em 25 de maio de 2026, na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), reunindo negócios de diversas regiões do Brasil.

O concurso superou 700 pré-inscrições e validou 237 candidaturas, representando um aumento de 182% em relação ao ano anterior. A iniciativa vai além do reconhecimento empresarial, buscando ampliar a visibilidade das mulheres empreendedoras e fortalecer conexões estratégicas no ecossistema de inovação.

Benefícios do Upstarts

Além da premiação financeira total de R$ 46 mil, as vencedoras receberam mentorias, apoio para registro de marca e certificação digital. O programa foi desenvolvido para impulsionar negócios inovadores com participação feminina no quadro societário, promovendo um ambiente de negócios mais diverso e competitivo.

De acordo com Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, “Mais do que premiar empresas, a iniciativa busca ampliar a visibilidade de mulheres empreendedoras, estimular conexões estratégicas e fortalecer um ambiente de negócios mais diversificado, competitivo e inovador”.

As startups premiadas em 2026

O primeiro lugar foi conquistado pela startup Cash Local – Separa, de Pato Branco (PR), liderada por Bruna Jochem. O projeto recompensa moradores que separam corretamente seus resíduos com uma moeda digital, incentivando a mudança cultural por meio de benefícios financeiros.

Em segundo lugar ficou a BeautyOne, de Uberlândia (MG), comandada por Thais Moreira Campeiro. A terceira posição foi da RevigoradaMente, de João Pessoa (PB), liderada por Joana Paula de Andrade e Silva. A Stardust Zone, de Palhoça (SC), criada por Sarah Fernandes da Silva Nascimento, ficou em quarto, e a Sensetal, de Joinville (SC), liderada por Franciele Casarin, em quinto.

Contexto e desafios do empreendedorismo feminino

O perfil das inscritas revela que a faixa etária predominante é de 35 a 44 anos, seguida pelo grupo de 50 a 64 anos. A maioria atua como microempreendedora individual (MEI), especialmente nos setores de educação, saúde e bem-estar, varejo, moda, beleza e recursos humanos.

Entre os principais desafios apontados estão a captação de investimentos, aquisição de clientes e fortalecimento das estratégias de marketing. Nesse cenário, o Upstarts se destaca ao oferecer reconhecimento, suporte e visibilidade para negócios liderados por mulheres.

A cerimônia contou com a presença de Alessandra Andrade, diretora-presidente da SP Negócios, e da empresária e investidora Camila Farani, que compartilhou dicas para mulheres interessadas em empreender.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 71 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar