Livro revela a história da revolucionária e líder política Inessa Armand

Obra resgata a trajetória da mulher que foi grande amor e conselheira de Lênin

Poucas figuras da Revolução Russa foram tão decisivas e, ao mesmo tempo, tão esquecidas quanto Inessa Armand. Ela foi uma líder política, militante bolchevique e pensadora crítica da “questão feminina”, cuja trajetória foi apagada dos registros oficiais soviéticos. O livro “Revolucionária, Feminista e Amante de Lênin”, lançado no Brasil pela Editora Cultrix, reconstrói a vida dessa mulher extraordinária a partir de documentos e correspondências inéditas, elaborados pela jornalista italiana Ritanna Armeni.

Inessa Armand não foi apenas o grande amor de Lênin, mas também sua conselheira política. A obra revela que o líder revolucionário pedia conselhos estratégicos à mulher com quem mantinha debates intensos sobre feminismo, moral socialista, educação e o papel das mulheres na revolução — temas nos quais Lênin tinha posições mais cautelosas. A relação entre os dois era marcada por uma profunda afinidade política, admiração mútua e um espaço de confronto de ideias.

A narrativa acompanha o encontro dos dois em 1909, em um café parisiense frequentado por revolucionários russos exilados, e mostra como Inessa desafiava o pensamento dominante do partido sem abrir mão de sua autonomia intelectual e afetiva. Ela era uma mulher devotada, mas não submissa; bolchevique, porém crítica dos limites do partido; idealista e pragmática ao mesmo tempo.

Além das cartas e relatos, o livro traz um retrato comovente da relação entre Inessa e Lênin, especialmente na manhã do dia 9 de outubro de 1920, quando Lênin recebeu o caixão branco com o corpo de Inessa em Moscou. Testemunhas da época descreveram a tristeza profunda do líder, que se mostrava irreconhecível durante o cortejo fúnebre.

Ritanna Armeni, autora premiada e jornalista experiente, conduz uma investigação rigorosa para resgatar essa figura histórica que desmonta estereótipos femininos e desafia leituras simplificadoras da história revolucionária. Mais do que uma biografia, o livro é um ato de reparação histórica, que convida a repensar o papel das mulheres nos grandes acontecimentos do século XX.

“Revolucionária, Feminista e Amante de Lênin” está disponível pela Editora Cultrix, com 280 páginas, ao preço de R$ 58,00. O conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 57 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar