Últimas semanas para visitar exposições no Museu Afro Brasil em São Paulo

Duas mostras encerram em fevereiro, enquanto outras seguem até março de 2026

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, está nas últimas semanas para visitar duas exposições temporárias que encerram em 22 de fevereiro de 2026. Além delas, outras mostras permanecem em cartaz até março, oferecendo uma programação rica e diversificada para quem busca contato com a arte e a cultura negra.

Entre as exposições que se despedem do público está “Orquestra”, de Xirumba, instalada sob a Marquise do Ibirapuera, com acesso livre mesmo fora do horário do museu. A mostra reúne fotografias que destacam figuras centrais da cultura popular brasileira, como Dona Selma do Coco e Mestre Salustiano, transformando o espaço público em um local de celebração e registro. A curadoria é assinada por Ariana Nuala e Rosa Couto.

Também encerra em 22 de fevereiro a primeira exposição individual de Isa do Rosário em um museu, intitulada “Como a Terra Respira”. A mostra apresenta cerca de vinte obras em pintura, colagem têxtil, bordado e bonecas abayomi, organizadas em três núcleos temáticos: Orixás, Serpentes e Negritude/Religiosidade. A exposição propõe uma relação entre espiritualidade, corpo e matéria, com curadoria de Ariana Nuala e Rosa Couto.

Para quem deseja estender a visita, o museu mantém em cartaz até 29 de março de 2026 as exposições “A História Inventada e a Invenção de Histórias”, de Roméo Mivekannin, com 41 obras que dialogam entre a história da arte e narrativas da diáspora africana, e “Silêncio Retumbante”, de Izidorio Cavalcanti, que apresenta instalações, objetos e videoperformances sobre o branco como estrutura simbólica e política.

Além dessas, seguem abertas até 8 de março de 2026 as exposições de longa duração “Singular Plural — Rubem Valentim”, com obras do acervo do museu e recursos de acessibilidade, e “Popular, Populares”, que propõe uma reflexão crítica sobre arte popular a partir da produção de artistas negros e indígenas.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, fundada com a coleção particular do artista Emanoel Araujo. Com mais de 8 mil obras, o museu aborda temas como religiosidade, arte e história das culturas africanas e afro-brasileiras, promovendo um espaço de memória e reflexão no coração do Parque Ibirapuera.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com ingresso a R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia), sendo gratuito às quartas-feiras. Durante o Carnaval, o museu estará fechado na segunda e terça-feira, reabrindo na quarta-feira de cinzas às 13h. Devido à movimentação dos blocos, o acesso no fim de semana será pelos portões 3 e 7, com trajeto pela marquise até o museu.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 40 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar