São Paulo recebe maiores especialistas em Cuidados Paliativos da América Latina
Congresso em março reúne profissionais para debater avanços e práticas na área da saúde
Em março de 2026, São Paulo será palco de um importante encontro na área da saúde: o XI Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos e o XII Congresso Latino-americano de Cuidados Paliativos, que acontecerão simultaneamente de 11 a 14 de março no Centro de Convenções do Distrito Anhembi. Organizados pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e pela Asociación Latinoamericana de Cuidados Paliativos (ALCP), os eventos devem reunir mais de 2 mil participantes, entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, estudantes e formuladores de políticas públicas.
Com o tema “Tecendo laços de união nos cuidados paliativos para a América Latina: a importância do trabalho em rede”, os congressos oferecem uma imersão científica e prática em um campo que cresce na medicina e na saúde multiprofissional. A programação está dividida em cinco eixos científicos: Tecnologia, pesquisa e inovação; Políticas Públicas e Advocacy; Educação, comunicação e liderança; Psicossocial e espiritualidade; e Clínico-farmacológico.
O evento contará com conferências magnas, mesas-redondas, painéis temáticos, apresentação de trabalhos científicos e 12 cursos pré-congresso com vagas limitadas, focados no aprofundamento técnico e na troca de experiências internacionais.
Para o presidente da ANCP, Dr. João Batista Garcia, “Muitos anos se passaram para que tivéssemos um encontro dessa magnitude no nosso país. Isso reflete a maturidade que os Cuidados Paliativos alcançaram no Brasil. Será um evento que vai marcar o cenário nacional, com mais de 2 mil pessoas, de diferentes nacionalidades, promovendo discussões, trocas e amadurecimento coletivo da prática paliativa”.
O presidente do congresso, Dr. Douglas Crispim, ressalta o diferencial do encontro: “Mais do que as palestras, a grande riqueza do congresso é a troca entre profissionais de diferentes países, com realidades geopolíticas e sistemas de saúde distintos. O evento foi moldado para potencializar o networking e permitir que os participantes aprendam, diretamente com seus pares, como cada país enfrenta seus desafios em cuidados paliativos”.
A presidente da ALCP, Dra. Paola Marcela Ruíz Ospina, destaca que a realização conjunta dos congressos é um passo estratégico: “Unir o Congresso Latino-americano ao Congresso Brasileiro, em São Paulo, tem como objetivo reunir profissionais de toda a Iberoamérica e do mundo para construir conhecimento, compartilhar aprendizados, reconhecer dificuldades e fortalecer aquilo que já avançamos. O objetivo comum é crescer em cuidados paliativos de qualidade para a América latina e para o mundo”.
Além de especialistas brasileiros, o evento contará com nomes internacionais de referência, como Marie Fallon (Universidade de Edimburgo), Megan Doherty (consultora da OMS), Eduardo Bruera (Universidade do Texas) e Stephen Connor (Worldwide Hospice Palliative Care Alliance).
As inscrições estão abertas, com condições especiais para associados, grupos e estudantes. A expectativa é que os congressos sejam um marco histórico para o fortalecimento dos Cuidados Paliativos no Brasil e na América Latina, ampliando redes de cooperação e impactando diretamente a qualidade da assistência em saúde.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



