Surf Para Todos oferece mais de 10 mil aulas gratuitas no litoral paulista

Programa democratiza o surf e investiga benefícios para a saúde mental dos praticantes

O programa Surf Para Todos finalizou sua temporada no litoral paulista com mais de 10 mil atendimentos gratuitos, consolidando seu objetivo de democratizar o acesso ao surf. Realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Brasileira da Indústria e dos Esportes com Pranchas (Abiep), o projeto ofereceu aulas teóricas e práticas da modalidade para interessados a partir dos 6 anos, em cinco praias diferentes.

Durante 11 meses, o programa passou pelas praias de Boracéia, Juquehy, Camburi, Maresias e Guaecá, esta última com o maior número de participantes: 2.911 atendimentos. Ao todo, 10.392 pessoas foram beneficiadas diretamente pela iniciativa, que buscou levar o esporte para públicos variados, inclusive aqueles com acesso restrito ao mar ou a uma prancha.

Segundo a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis, “O Surf Para Todos cumpriu com o seu maior propósito, que era democratizar o surf, levar o esporte para pessoas das mais diferentes faixas etárias, muitas delas com acesso restrito ao mar ou a uma prancha.” Essa declaração reforça o compromisso do programa em ampliar a inclusão social por meio do esporte.

Além das aulas, o Surf Para Todos desenvolveu um estudo pioneiro sobre o impacto do surf na saúde mental dos alunos. Mais de 3 mil pessoas foram entrevistadas, presencialmente e online, por uma equipe de especialistas em psicologia do esporte. O objetivo foi criar um banco de dados que relacione a prática do surf com o bem-estar físico e mental dos praticantes.

Romeu Andreatta, presidente da Abiep, destacou a importância dessa iniciativa: “Nossa meta foi amplamente atingida. O programa teve adesão e gerou impacto social. Tivemos a ousada e pioneira ideia de medir a interferência do surf no bem estar-mental físico e mental do praticante. Agora temos uma primeira amostragem de um método que pode ser aplicado nas escolas e instituições.”

O Surf Para Todos é um exemplo de como o esporte pode ser acessível e promover benefícios além da atividade física, contribuindo para a saúde mental e o bem-estar da população. O encerramento da temporada marca um importante passo para a continuidade e expansão de projetos que unem esporte, inclusão social e pesquisa científica.

Conteúdo elaborado com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 53 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar