Oficina de natação em águas abertas com ultramaratonista Thais Sant’Ana no Passaúna
Evento da Open oferece treinamento prático para nadadores de todos os níveis em Curitiba
Em fevereiro, o grupo paranaense Open promove uma oficina de natação em águas abertas na represa do Passaúna, em Curitiba (PR), conduzida pela ultramaratonista aquática Thais Sant’Ana. A atleta, especialista em provas de longa distância, realizará uma palestra na sexta-feira (27) e uma clínica técnica intensiva no sábado (28).
Thais Sant’Ana iniciou na natação aos cinco anos e possui conquistas importantes, como ser a primeira mulher capixaba e a décima brasileira a atravessar o Canal da Mancha em 2024, além de completar a volta à Ilha de Manhattan, em Nova York, em 2025. Sobre a oficina, ela explica que o objetivo é orientar nadadores com diferentes níveis de experiência em travessias. “A gente vai praticar ao vivo fundamentos importantes da natação em águas abertas, como largada, chegada, contorno de boias, navegação e economia de energia. É muito agregador participar desse tipo de clínica, porque sempre existe troca e aprendizado”, afirma.
A ultramaratonista, que também é profissional de Educação Física e especialista em biomecânica, destaca que a natação em águas abertas tem atraído cada vez mais praticantes por ser um esporte democrático e que proporciona uma vivência que vai além do exercício físico. “Além do desafio esportivo, envolve a natureza e também a família. É um esporte que exige dedicação, mas a recompensa é poder viver aquilo para o qual você treinou tanto”, comenta.
Lançada em 2025, a Open tem como propósito integrar nadadores de diferentes níveis em uma comunidade apaixonada por natação em águas abertas. O grupo promove oficinas e clínicas com atletas renomados, como a maratonista aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto, que participou do evento de lançamento.
O triatleta e treinador Mauricio Letzow, responsável técnico da Open, explica que um dos objetivos é orientar a transição da piscina para ambientes naturais, que apresentam desafios como a falta de referências visuais e a necessidade de adaptação. Ele reforça a importância de cuidados específicos para iniciantes, como nunca nadar sozinho e utilizar boia de sinalização para segurança. “Nos treinos, a gente faz a ambientação, não o ensino do nado”, esclarece.
Participantes do grupo destacam a estrutura e o ambiente acolhedor da Open. A professora de natação Vivian Yabu, que participou do primeiro encontro em janeiro de 2026, relata que a experiência foi “espetacular” e que pretende continuar participando dos eventos.
Além de atender iniciantes, a Open também prepara nadadores para desafios maiores, como travessias e maratonas aquáticas, acompanhando o crescimento do calendário nacional e internacional dessas provas. A natação em águas abertas é uma tendência mundial que alia atividade física, contato com a natureza e bem-estar.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



