Novo livro de Jeanine Geraldo explora o que significa ser mulher hoje
“Retratos de Mulher” reúne 19 contos que abordam violência, identidade e silêncio feminino
A escritora e professora Jeanine Geraldo lança seu quarto livro, “Retratos de Mulher”, uma coletânea de 19 contos inéditos que questionam o que significa ser mulher na sociedade atual. Publicado pela editora Urutau, o livro aborda a experiência feminina sob a perspectiva da violência, do abuso e do silenciamento, temas que permeiam a rotina de muitas mulheres.
O conto que abre a obra, “A enforcada”, narra a história de uma garotinha que, ao visitar o local de trabalho do pai, um vigia noturno, encontra um “tio” que a diverte com histórias de terror. A narrativa, contada pelo ponto de vista da menina, traz à tona o difícil tema do abuso infantil, com um desfecho surpreendente. Jeanine Geraldo destaca que suas histórias nascem de suas experiências pessoais e observações sociais, mesmo quando não são autobiográficas: “De alguma forma, mesmo que a matéria do conto não parta de uma experiência autobiográfica, a forma como eu narro está fundamentada na minha maneira de experienciar o mundo.”
Outro destaque é o conto “Lençóis Manchados de Vinho”, que trata da sexualidade após a maternidade. A narradora expressa a perda de identidade que sente ao se tornar mãe, revelando o lado menos idealizado desse processo: “Eu me vi refém daquele ser que crescia, respirava e se alimentava de mim. Tentava esconder que a cada semana eu morria um pouco para que esse outro vivesse.”
Além desses temas, a coletânea aborda questões como vida e morte, medo e mar, e inclui contos metalinguísticos que convidam à reflexão sobre o próprio gênero literário, como em “Quem tem medo do escuro?”, onde a narradora tenta recordar um conto antigo sobre um personagem perseguido pela escuridão.
O conto que dá nome ao livro encerra a obra com uma inversão de expectativas: a mulher retratada é ao mesmo tempo vítima e algoz, vítima de uma sociedade opressora que a silencia, e algoz ao usar mecanismos legais como forma de vingança pessoal.
Jeanine Geraldo, pós-doutoranda em Letras pela UFPR e professora no Instituto Federal do Paraná, é autora de outras obras premiadas e reconhecidas. Sobre seu trabalho, ela afirma: “Acredito que o verdadeiro objeto da arte seja aquela emoção que se acende no peito do leitor, a experiência profundamente humana retratada ali.”
O livro “Retratos de Mulher” está disponível por R$ 58,00 e traz uma reflexão profunda sobre as violências diárias, os fantasmas da infância e os sonhos negados que acompanham muitas mulheres. O conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



