Capacitação gratuita sobre saúde mental na Atenção Primária do SUS

ImpulsoGov promove formação online para enfermagem com foco em acolhimento e estratificação de risco

A ImpulsoGov, organização sem fins lucrativos que atua em parceria com governos para fortalecer o SUS, promove no dia 26 de fevereiro uma capacitação gratuita e online intitulada “Saúde mental na APS: como acolher e estratificar casos?”. O evento, que será transmitido pelo YouTube às 19h (horário de Brasília), é direcionado prioritariamente a enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).

A formação tem como foco principal a rotina dos profissionais que lidam diariamente com demandas de saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo Evelyn da Silva Bitencourt, coordenadora de Produto da ImpulsoGov, “casos de pessoas com sinais e sintomas iniciais de sofrimento psíquico são comuns no dia a dia das UBS, no entanto, muitas vezes esses profissionais não estão bem preparados para lidar com essas situações. Nosso objetivo é que eles sejam treinados para saber como acolher melhor essas pessoas, como é previsto nas diretrizes do SUS, e identificar e direcionar para a rede especializada os casos que necessitam de tratamento”.

O encontro terá uma abordagem prática, conectando condutas possíveis no cotidiano da APS com a organização do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Também será reforçada a importância do registro adequado das ações no sistema e-SUS para garantir a continuidade do cuidado. Entre os temas abordados estão a escuta qualificada e acolhimento, a identificação de sinais e sintomas de sofrimento psíquico, estratificação de risco, o cuidado compartilhado e o papel da RAPS.

Chenya Coutinho, enfermeira especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e parte do time de consultoras da ImpulsoGov, destaca que “na Atenção Primária, a enfermagem está na linha de frente do cuidado em saúde mental: é quem acolhe, escuta e identifica sinais de sofrimento psíquico logo no começo, quando uma abordagem cuidadosa pode mudar o rumo daquele caso”. A capacitação reforça o papel estratégico da enfermagem como porta de entrada do cuidado em saúde mental na APS, qualificando o primeiro atendimento e orientando sobre quando e como compartilhar o cuidado com a rede.

O webinar é gratuito e oferece certificação para os participantes que realizarem a inscrição e participarem do evento. A iniciativa integra os esforços da ImpulsoGov para fortalecer a saúde mental na Atenção Primária, apoiando municípios brasileiros na formação de profissionais que não são especialistas para identificar e acolher pessoas com sintomas depressivos leves a moderados.

Para participar, basta se inscrever por meio do link disponibilizado pela organização. A capacitação é uma oportunidade para profissionais da enfermagem aprimorarem suas habilidades e contribuírem para um atendimento mais qualificado e integrado no SUS.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da ImpulsoGov.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 44 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar