Motricidade Orofacial: a importância da fonoaudiologia para funções essenciais

Entenda como a atuação dos fonoaudiólogos ajuda a restabelecer respiração, fala e mastigação

Alterações na respiração, dificuldades para mastigar, engasgos frequentes ou mudanças na fala podem parecer problemas isolados, mas estão diretamente relacionados à Motricidade Orofacial, área da Fonoaudiologia dedicada ao estudo e à reabilitação dos músculos e estruturas da face e da cavidade oral. Essa especialidade é fundamental para garantir funções essenciais como respiração, mastigação, deglutição e fala, que impactam a saúde funcional e a qualidade de vida em todas as fases da vida.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, a Motricidade Orofacial exige conhecimento técnico especializado para identificar alterações que comprometem atividades básicas do cotidiano. O fonoaudiólogo atua na avaliação, diagnóstico e planejamento terapêutico, focando no restabelecimento das funções orofaciais e considerando a integração entre estrutura, função e comportamento.

A atenção em Motricidade Orofacial é indicada para diferentes perfis. Na infância, é comum o acompanhamento em casos de respiração oral, dificuldades de sucção, mastigação, deglutição e alterações no desenvolvimento da fala. Já em adultos, a atuação fonoaudiológica é frequente para tratar distúrbios mastigatórios, alterações após tratamentos odontológicos ou ortodônticos e distúrbios respiratórios do sono. Entre os idosos, dificuldades de deglutição, engasgos, redução da eficiência mastigatória e alterações musculares relacionadas ao envelhecimento demandam acompanhamento especializado para garantir segurança alimentar, comunicação e autonomia.

O Dia Mundial da Motricidade Orofacial, celebrado em 17 de fevereiro, tem como objetivo informar a população e os profissionais da saúde sobre a importância da atuação fonoaudiológica na prevenção e reabilitação das funções estomatognáticas, desde a gestação até o envelhecimento. Segundo o fonoaudiólogo Dr. Paulo Melo, “Você já imaginou como seria viver com dificuldades para se alimentar, desconforto ao engolir ou restrições alimentares? Ou ainda enfrentar barreiras para ingressar no mercado de trabalho devido a alterações na fala? Valorizar a motricidade orofacial é reconhecer sua relevância para a autonomia, a comunicação e a qualidade de vida da população”.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia do Paraná e Santa Catarina (CREFONO 3) reforça que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar a avaliação, o diagnóstico e o tratamento das funções orofaciais, proporcionando mais segurança, conforto e funcionalidade no dia a dia. A data é uma oportunidade para ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel da Fonoaudiologia na promoção da saúde funcional e no cuidado integral dos pacientes.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa do CREFONO 3.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 58 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar