Unesp lança curso inédito de língua e cultura chinesas com duplo diploma na China

Graduação pioneira na América Latina oferece formação bilíngue e intercâmbio internacional

O Conselho Universitário da Unesp aprovou, em 10 de fevereiro de 2026, um curso de graduação inédito no Brasil: o bacharelado em língua e cultura chinesas. A novidade será oferecida pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do câmpus de Assis, com 40 vagas no período noturno, e terá início previsto para agosto, no Vestibular Unesp Meio de Ano 2026.

O curso tem duração mínima de quatro anos e apresenta um formato inovador: os estudantes poderão cursar os dois primeiros anos no Brasil, focados no ensino do idioma chinês, e os dois últimos na Universidade de Hubei, na China. Essa parceria, aprovada pelo Ministério da Educação chinês, possibilita a obtenção de um duplo diploma, com ênfase em relações comerciais internacionais.

Segundo a professora Renata Giassi Udulutsch, diretora da unidade da Unesp em Assis e uma das idealizadoras do curso, entre 15 e 20 alunos serão selecionados para o intercâmbio na China, com base no desempenho acadêmico e no nível de proficiência no idioma. A graduação também permite que os estudantes se formem exclusivamente no Brasil, com foco em tradução.

A proposta atende a demandas do mercado e aos objetivos estratégicos de internacionalização da Unesp, que já mantém uma unidade do Instituto Confúcio desde 2008. A reitora Maysa Furlan destaca que “será o primeiro curso em que teremos uma graduação compartilhada: dois anos no Brasil, dois anos na China. É uma oportunidade fantástica para os nossos estudantes, de formação e de vivência sociocultural”.

O curso visa formar profissionais com domínio da língua e cultura chinesas para atuar em áreas como tradução e relações comerciais internacionais, setores que têm se fortalecido devido à intensa parceria econômica entre Brasil e China, que movimentou cerca de US$ 171 bilhões em 2025.

O vice-reitor Cesar Martins ressalta que “é o primeiro curso de graduação em língua e cultura chinesas na América Latina, digno da nossa inovação pedagógica e de estarmos à frente, abrindo uma nova carreira que tem um mercado fabuloso”. Ele destaca que os formados poderão atuar como professores, em órgãos de relações externas e em grandes empresas.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da Unesp.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 55 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar