Open realiza oficina de natação em águas abertas com ultramaratonista Thais Sant’Ana no Passaúna
Evento em Curitiba oferece clínica técnica para nadadores de todos os níveis com especialista em provas longas
Em fevereiro, a Open, grupo paranaense dedicado à natação em águas abertas, promove uma oficina especial na represa do Passaúna, em Curitiba (PR). A ultramaratonista aquática Thais Sant’Ana, reconhecida por suas conquistas em provas de longa distância, será a responsável pela palestra e pela clínica técnica intensiva de natação, que acontecerão nos dias 27 e 28, respectivamente.
Thais Sant’Ana iniciou sua trajetória na natação aos cinco anos e se destaca como a primeira mulher capixaba e a décima brasileira a atravessar o Canal da Mancha, em 2024, com tempo de 11h03min. Em 2025, completou a volta à Ilha de Manhattan, em Nova York, percorrendo 47 km em 8h25min. A atleta, que também é profissional de Educação Física e especialista em biomecânica, explica que a oficina tem como objetivo orientar nadadores com diferentes níveis de experiência em travessias. “A gente vai praticar ao vivo fundamentos importantes da natação em águas abertas, como largada, chegada, contorno de boias, navegação e economia de energia. É muito agregador participar desse tipo de clínica, porque sempre existe troca e aprendizado”, afirma.
A natação em águas abertas tem ganhado cada vez mais adeptos por ser um esporte democrático que proporciona uma experiência que vai além do exercício físico. Thais destaca que, além do desafio esportivo, a prática envolve contato com a natureza e a convivência familiar. “É um esporte que exige dedicação, mas a recompensa é poder viver aquilo para o qual você treinou tanto”, complementa.
Lançada em 2025, a Open tem como propósito integrar nadadores de diferentes níveis em uma comunidade apaixonada pela modalidade. Além das oficinas com a equipe do grupo, a Open promove clínicas com atletas renomados, como a maratonista aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto, que participou do evento de lançamento.
O treinador e triatleta Mauricio Letzow, responsável técnico da Open, ressalta a importância da orientação para a transição da piscina para as águas abertas. Ele destaca que o ambiente natural exige adaptação e cuidados específicos, como nunca nadar sozinho e utilizar boias de sinalização para segurança. “Nosso objetivo é oportunizar que as pessoas experimentem a natação em águas abertas de forma orientada e segura”, explica.
A professora de natação Vivian Yabu, que participou do primeiro encontro da Open em 2026, elogia a estrutura e o propósito do grupo. “Foi espetacular. A equipe foi muito acolhedora e receptiva; os professores acompanharam o tempo todo e a estrutura é impecável, com segurança, apoio e organização”, relata.
As oficinas de verão da Open seguem com o objetivo de preparar nadadores para desafios como travessias e maratonas aquáticas, alinhadas ao crescente calendário nacional e internacional da modalidade. O conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



