Golpes digitais: sinais em anúncios e redes sociais que brasileiras devem observar
Pesquisa revela os principais alertas para identificar fraudes online e como se proteger
Com o avanço constante dos golpes digitais, os consumidores brasileiros estão cada vez mais expostos a fraudes, especialmente em períodos de grande movimentação comercial, como Black Friday e Natal. Uma pesquisa recente da Branddi, especialista em proteção de marcas no ambiente digital, ouviu 500 brasileiros de todos os estados para identificar os principais sinais que indicam possíveis golpes online.
O principal alerta para 78% dos entrevistados são os preços muito abaixo do mercado, que continuam sendo o fator que mais levanta suspeitas. No entanto, o estudo mostra que outros sinais também são percebidos pelos consumidores para identificar fraudes. Entre os canais usados pelos golpistas, as redes sociais se destacam: 51% dos participantes relataram ter encontrado anúncios falsos em plataformas como Instagram, TikTok e Facebook. Além disso, 32% mencionaram perfis falsos criados nessas mesmas redes.
Os setores mais impactados pelos golpes digitais, segundo dados internos da Branddi, são o varejo, com 40% dos ataques, seguido pelo segmento financeiro (21%) e pelo setor de tecnologia (10%). Esses ataques não afetam apenas os consumidores, mas também causam prejuízos às marcas, com perdas financeiras e danos à reputação.
Para se proteger, o CEO da Branddi, Diego Daminelli, recomenda que os consumidores busquem sempre canais oficiais antes de realizar compras. “Indicamos que os consumidores priorizem sites oficiais, com domínios confiáveis, especialmente os terminados em .com.br. Verificar a URL é fundamental, já que os golpistas costumam utilizar variações mínimas, como .shop, -oficial ou br-oficial, para confundir o usuário”, explica. Ele alerta ainda para evitar finalizar compras por números de WhatsApp desconhecidos e manter a desconfiança diante de preços excessivamente baixos, mesmo em períodos de promoções.
Outra dica importante é utilizar ferramentas de verificação da legitimidade dos sites antes de concluir uma compra. Soluções como a da Branddi (https://fraudeounao.branddi.com/) ajudam a validar a idoneidade de e-commerces, especialmente quando se trata de marcas novas ou pouco conhecidas.
Para as marcas, a proteção digital deve ser uma estratégia contínua. Monitorar o uso indevido da marca, agir rapidamente contra fraudes e manter uma comunicação clara com o consumidor são ações indispensáveis para preservar a reputação e a confiança no ambiente digital, destaca Daminelli.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa da Branddi.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



