CVV abre inscrições para voluntariado com treinamentos online em várias cidades do Brasil
Participe do programa de apoio emocional e prevenção do suicídio com formação gratuita e flexível
O Centro de Valorização da Vida (CVV) abriu inscrições para o Programa de Seleção de Voluntários (PSV) em diversas cidades do Brasil, com turmas iniciando ao longo dos meses de fevereiro e março. A formação oferecida é gratuita e realizada de forma online, preparando os novos voluntários para atuar no serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio.
O CVV disponibiliza atendimento gratuito, anônimo e empático 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do telefone 188, chat e e-mail. Para participar do programa de voluntariado, é necessário ter mais de 18 anos, disponibilidade e vontade de ajudar. Segundo Eliane Soares, voluntária do CVV, “O voluntariado no CVV é uma oportunidade de fazer parte de uma rede de acolhimento e escuta empática, dedicada a oferecer apoio emocional a quem precisa. Com algumas horas semanais, é possível fazer diferença na vida de muitas pessoas.”
As cidades com início dos treinamentos em fevereiro incluem Brasília (DF), Londrina (PR), Blumenau (SC), Jundiaí (SP), Mogi das Cruzes (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), São Vicente (SP), São Sebastião (SP) e Niterói (RJ). Já para março, as turmas começam em Vitória (ES), Cuiabá (MT), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Apucarana (PR), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Adamantina (SP), Andradina (SP), Araraquara (SP), Assis (SP), Bauru (SP), Botucatu (SP), Campinas (SP), Catanduva (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Piratininga (RJ), Florianópolis (SC), Jaraguá do Sul (SC) e Joinville (SC).
Mesmo que a cidade de interesse não esteja listada, é possível se inscrever, pois o CVV mantém treinamentos ao longo do ano para novos voluntários. As inscrições devem ser feitas diretamente no site do CVV, na página www.cvv.org.br/seja-voluntario.
O CVV é uma entidade independente financeira e administrativamente, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Em 2024, foram oferecidos 2,7 milhões de apoios por cerca de 3 mil voluntários. Para colaborar financeiramente, o site https://www.cvv.org.br/colabore está disponível.
O suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido. Em 2021, foram registradas 15.507 mortes no Brasil, com uma média de 42 vítimas por dia, a maioria do sexo masculino. O movimento Setembro Amarelo, iniciado em 2015, busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.
Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa do CVV.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



