YouTube Brasil lança episódio especial do Substantivo Feminino sobre mulheres na cultura em Recife
Debate reúne lideranças femininas para discutir protagonismo, economia criativa e igualdade de gênero
O YouTube Brasil lançou nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, um episódio especial do videocast Substantivo Feminino, gravado em Recife (PE), no Cais do Sertão, um dos principais espaços culturais da capital pernambucana. O episódio, que integra a terceira temporada da série, teve como tema “Mulheres na Cultura, Liderança e Patrimônio” e reuniu importantes lideranças femininas para discutir o protagonismo das mulheres na cultura, na liderança e na economia criativa.
A conversa foi mediada por Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e contou com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, primeira mulher a ocupar o cargo no estado. Também participaram Luciana Felix, diretora do Paço do Frevo; Carmen Pontes, maestrina e fundadora da Orquestra 100% Mulher; e Dandara Pagu, comunicadora digital e produtora cultural.
Durante o debate, Raquel Lyra ressaltou a cultura como uma política pública estruturante e fonte de renda para mulheres que atuam no setor cultural. “Nosso compromisso é fortalecer as mulheres empreendedoras da cultura, garantir renda, pagar cachês adequados e no tempo certo. Queremos que, no dia seguinte à apresentação, ela se sinta honrada por ter passado pelos nossos palcos e consiga viver da sua arte”, afirmou a governadora. Ela também destacou o festival Pernambuco Meu País, pensado para acontecer o ano inteiro, com todas as linguagens culturais, para dar visibilidade e incentivo às mulheres fazedoras de cultura.
Luciana Felix enfatizou o papel das mulheres na construção do futuro da cultura, destacando a importância da responsabilidade e do compromisso para superar os desafios do setor. Carmen Pontes falou sobre a necessidade de reconhecimento profissional das mulheres na música, defendendo igualdade de valor e legitimidade em relação às orquestras masculinas. Já Dandara Pagu compartilhou como a cultura foi fundamental em sua trajetória, ressaltando o papel das mulheres na organização e produção cultural, muitas vezes invisibilizado.
Ana Fontes encerrou o debate reforçando a importância da visibilidade e da liderança feminina na cultura, afirmando que “cada mulher que sobe ao palco, lidera um projeto cultural ou conduz uma iniciativa criativa amplia o imaginário do que é possível para outras mulheres”.
Além do debate, o YouTube apresentou o projeto “Quando a Orquestra Toca — O Brasil freva junto”, que parte da premissa de que a música conecta território e memória coletiva. O projeto inclui um inventário cultural sobre as orquestras de frevo, realizado em parceria com a Quaest Pesquisa e Consultoria, que mapeou a trajetória e o impacto socioeconômico desses grupos.
O episódio especial do Substantivo Feminino está disponível no canal oficial do programa no YouTube. A iniciativa, realizada em parceria com Gênero e Número e Casé Fala, tem como objetivo ampliar o debate sobre igualdade de gênero, liderança, empreendedorismo e transformação social no Brasil. Este conteúdo foi produzido com informações da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



