Inadimplência de aluguel no Paraná tem leve queda e fica abaixo da média nacional em 2025

Estado mantém índices baixos, enquanto imóveis comerciais lideram inadimplência; cenário nacional exige atenção

O:
A inadimplência de aluguel no Paraná apresentou uma leve queda em 2025, segundo dados da assessoria de imprensa do Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica, plataforma referência em soluções tecnológicas para o mercado imobiliário. O índice estadual passou de 2,95% em 2024 para 2,89% em 2025, uma variação de 0,06 ponto percentual. Apesar da diminuição, o Paraná segue alinhado ao índice da região Sul, que também ficou em 2,89%, ambos abaixo da média nacional de 3,50%.

O levantamento, que analisou dados anonimizados de mais de 600 mil clientes, destaca que a região Sul teve um pequeno aumento em relação ao ano anterior (2,75% em 2024). O índice é uma ferramenta estratégica para imobiliárias, permitindo decisões mais assertivas diante do cenário econômico.

Segundo Manoel Gonçalves, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica, “a queda da inadimplência no Paraná no último ano não é uma surpresa, visto que o estado manteve-se com índices baixos de inadimplência durante todo o 2025 e a região Sul é a que tem a menor taxa dentre todas do Brasil. De qualquer forma, é importante acompanhar de perto as projeções para inflação e juros, já que qualquer alta pode agravar a inadimplência no pagamento do aluguel e intensificar o endividamento das famílias nos próximos meses”.

No recorte por tipo de imóvel na região Sul, os imóveis comerciais lideram a inadimplência, com 3,80% em 2025 (aumento de 0,25 ponto percentual frente a 2024). As casas aparecem em seguida, com 3,58% (queda de 0,09 ponto percentual), e os apartamentos registraram 2,11% (crescimento de 0,20 ponto percentual).

No cenário nacional, o Nordeste manteve o índice mais alto do país, com 5,15%, apesar de uma queda de 0,68 ponto percentual em relação a 2024. O Norte fechou 2025 com 4,88% (recuo de 0,70 ponto percentual). O Centro-Oeste ficou com 3,59%, Sudeste com 3,24% e Sul com 2,89%. Gonçalves alerta que, embora as taxas dessas regiões sejam mais baixas, houve aumento em relação ao ano anterior, o que exige atenção.

O estudo também aponta que imóveis comerciais tiveram as maiores taxas de inadimplência em 2025, variando entre 4,12% e 5,55%, refletindo os desafios econômicos enfrentados por empresas e empreendedores. O ano foi marcado por uma das maiores taxas de juros da Selic (15%) e desaceleração da atividade econômica, fatores que impactam diretamente o orçamento das famílias e o pagamento de despesas essenciais, como o aluguel.

O Índice Superlógica é um levantamento mensal que considera o valor do boleto, tipo e localização do imóvel, além das datas de vencimento e pagamento, classificando como inadimplentes aqueles com atraso superior a 60 dias. Todos os dados são anonimizados, garantindo a privacidade dos locatários.

Para quem busca manter a saúde financeira em dia, o acompanhamento dessas tendências é fundamental para o planejamento familiar e a tomada de decisões seguras no mercado de locação.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 136 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar