Volta às aulas 2026: atenção aos exames de vista das crianças
80% do aprendizado depende da visão — sinais, exames e novidades no controle da miopia
As férias acabaram e além de lista de material e ajuste de horários, a volta às aulas também é o momento ideal para checar a visão das crianças. Estima-se que cerca de 80% do aprendizado acontece por meio da visão, o que torna os exames oftalmológicos essenciais para o rendimento escolar e o desenvolvimento socioemocional.
Dados do projeto social Em Um Piscar de Olhos, com 110.700 crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos em nove estados brasileiros, mostram que problemas de visão atingem cerca de 19% dos brasileiros em idade escolar — o equivalente a 23 milhões de pessoas. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia observa aumento de erros refrativos na fase escolar, quando a anatomia ocular pode comprometer a nitidez da imagem na retina.
A oftalmologista Regina Cele ressalta a importância da avaliação: “Janeiro é um dos meses com mais consultas agendadas para os pequenos. É o momento para fazer a avaliação ocular, a revisão dos óculos e observar a visão das crianças e dos adolescentes. Muitas vezes, dificuldades de concentração ou baixo rendimento escolar podem estar relacionados a problemas visuais não diagnosticados, como miopia ou astigmatismo.” Este texto foi feito com dados da assessoria de imprensa.
Quais sinais os pais devem observar?
– Fechar um dos olhos para enxergar ou apertar os olhos para ver de longe.
– Aproximar livros, cadernos ou telas muito perto do rosto.
– Dificuldade para copiar a lição, precisar sentar perto da lousa ou esbarrar em móveis e objetos.
– Dor de cabeça frequente, olhos coçando ou vermelhos.
– Dificuldade para reconhecer pessoas ou placas de longe, desempenho escolar muito diferente dos colegas, desinteresse e dispersão.
Novas tecnologias e fatores de risco
O FDA (órgão regulador americano) aprovou uma tecnologia de lentes desenvolvida para retardar a progressão da miopia em crianças. Diferente das lentes convencionais, essa tecnologia atua sobre o estímulo luminoso que chega à retina, ajudando a controlar o crescimento excessivo do olho — principal causa do aumento da miopia na infância. “Sabemos também que fatores genéticos e o uso excessivo de telas têm aumentado os casos de miopia precocemente. Agora, temos mais uma ferramenta poderosa em nosso arsenal de tratamento para o check-up da saúde dos olhos”, aponta Dra. Regina Cele.
Recomendações práticas
O ideal é agendar consultas oftalmológicas anuais para crianças em idade escolar. “A saúde dos olhos é muito importante e impacta diretamente no desenvolvimento educacional e socioemocional. Pessoas que enxergam a vida nitidamente diante de si são mais felizes, compreensivas e seguras”, finaliza a oftalmologista Regina Cele. Agende a avaliação ao perceber qualquer sinal e mantenha o acompanhamento para garantir que a visão não prejudique o aprendizado.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



