5 alimentos que fortalecem a imunidade no verão (2026)

Verão, aglomerações e ar-condicionado: conheça alimentos que ajudam a proteger seu sistema imunológico

O:
Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa da MedSênior.

O sistema imunológico é um conjunto complexo de células e moléculas que interagem para defender o corpo contra toxinas, vírus, bactérias, parasitas, micróbios e fungos, além de produzir anticorpos para prevenir novas infecções. Com a chegada do verão, a frequência em ambientes com aglomeração, a exposição ao calor e o uso de ar-condicionado, além de excessos alimentares, aumentam os riscos à imunidade. Por isso, pequenas mudanças na alimentação podem ajudar a manter a defesa do organismo em funcionamento.

“O sistema imunológico funciona como uma barreira que protege o corpo humano de diversos causadores de doenças e precisa estar sempre atuando plenamente. A alimentação é um aliado importante nessa manutenção, fornecendo nutrientes-chave, como vitaminas, ácido fólico e Ômega 3, que ajudam as células de defesa a cumprirem sua missão”, destaca a nutricionista Giselli Prucoli, da MedSênior.

Top 5 alimentos aliados do sistema imunológico

1. Vegetais verde-escuros
Brócolis, couve e espinafre são fontes de ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, células essenciais para a defesa do organismo. Incluir porções regulares desses vegetais contribui para a reposição desse composto.

2. Castanhas, nozes e amêndoas
Esses alimentos fornecem vitamina E, zinco e selênio, nutrientes apontados como importantes no combate à baixa imunidade e na neutralização de radicais livres. São opções práticas para lanches saudáveis.

3. Frutas cítricas
Laranja, acerola, kiwi, limão, abacaxi, caju, morango e tangerina estão entre as frutas ricas em vitamina C, antioxidante que fortalece o sistema imunológico. A variedade de opções facilita o consumo diário dessa vitamina.

4. Alho
Muito usado como tempero, o alho contém vitaminas A, C e E, o que o torna um aliado no reforço à imunidade quando incorporado às refeições com regularidade.

5. Alimentos ricos em ômega-3
Peixes e azeite, ricos em ômega-3, possuem efeitos anti-inflamatórios importantes e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico. Incluir fontes desses lipídios na dieta ajuda a modular respostas inflamatórias.

Cuidados sazonais
Além de priorizar alimentos com os nutrientes citados, é importante manter hábitos gerais de saúde — hidratação, sono adequado e higiene — especialmente em períodos de maior circulação de pessoas. A alimentação não substitui medidas preventivas, mas complementa a proteção natural do organismo.

Sobre a MedSênior
A MedSênior é uma operadora de saúde especializada no atendimento a partir dos 49 anos, com foco em medicina preventiva e no conceito do Bem Envelhecer. O modelo de cuidado é baseado no atendimento humanizado, personalizado e multidisciplinar, com 15 anos de atuação, 45 unidades próprias em oito estados e mais de 260 mil beneficiários.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 53 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar