Check-up 2026: 4 vitaminas para suplementar e começar o ano
Especialista indica quais nutrientes monitorar num check-up e por que a avaliação médica é essencial
O:
Feito com dados da assessoria de imprensa.
O início do ano é um momento recorrente para rever metas e priorizar a saúde. A avaliação médica, especialmente quando combina endocrinologia, nutrição e medicina integrativa, ajuda a identificar deficiências nutricionais que interferem no bem-estar. Segundo a Dra. Daniela Jobst, a consulta orienta quais exames realizar e quais hábitos precisam de ajuste. “Por meio de um hemograma completo, temos um termômetro geral da saúde, mas existem outros exames complementares que nos ajudam a identificar os níveis de ferro, vitaminas do complexo B, vitamina D, além de aspectos relacionados aos índices hormonais. Essa avaliação médica possibilita um direcionamento mais preciso para a suplementação, ajustes alimentares e a indicação de novas rotinas.”
Quatro nutrientes para monitorar num check-up
1. Vitamina D
A vitamina D está ligada à saúde dos ossos, músculos e ao sistema imunológico, além de influenciar o equilíbrio hormonal e processos inflamatórios. Em caso de deficiência, podem surgir fraqueza muscular, queda de imunidade, cansaço frequente e alterações de humor. “Quando o corpo está com deficiência dessa vitamina há fraqueza muscular, queda da imunidade, cansaço frequente, alterações de humor e até ter maior risco de sintomas depressivos. É ainda mais importante para mulheres 40+, para a prevenção de osteoporose e osteopenia”, acrescenta a médica.
2. Vitamina B12
A B12 participa da formação das células sanguíneas, do sistema nervoso e da produção de energia. Sua falta pode causar fadiga intensa, dificuldade de concentração, queda de cabelo e alterações neurológicas. “Essas deficiências são mais frequentes em pacientes com alterações gastrointestinais, níveis elevados de estresse ou dietas restritivas, como a vegana ou vegetariana, quando não há suplementação ou ajuste adequado”, explica a especialista.
3. Complexo B
O complexo B reúne oito vitaminas que atuam no metabolismo energético, no humor e na regulação hormonal. Níveis adequados contribuem para menor sensação de cansaço, melhor sono e saúde de pele, unhas e cabelos. A suplementação pode ser indicada conforme diagnóstico e contexto clínico.
4. Ferro
O ferro é essencial para o transporte de oxigênio no sangue e para a produção de energia. Sintomas como palidez, cansaço excessivo, queda de cabelo e dificuldade de concentração podem apontar deficiência ou anemia, exigindo investigação e tratamento.
Além dessas vitaminas e minerais, exames metabólicos (glicemia, insulina, colesterol e triglicérides) e avaliações hormonais podem ser solicitados para mapear riscos cardiovasculares, metabólicos e alterações relacionadas a peso, sono e humor. “Existem ainda outras vitaminas e suplementos que devem ser avaliados de forma individual, de acordo com a necessidade e estilo de vida de cada pessoa”, complementa a Dra. Jobst.
Antes de iniciar qualquer suplementação, procure um médico ou nutricionista para pedir exames e definição de doses. “A análise integrada permite orientar mudanças de hábitos e ajustes na suplementação, quando necessário, e auxilia na prevenção de doenças. O início do ano é o momento ideal para planear a saúde ao longo de todo o ano”, finaliza a Dra.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



