Camila Ramos assume diretoria de energia da FIESP para promover descarbonização
Com mais de 20 anos em renováveis, a CEO da CELA atuará em políticas industriais de transição energética em 2026
O:
Janeiro de 2026 — Camila Ramos, CEO da CELA (Clean Energy Latin America), tomou posse na diretoria da Divisão de Energia do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da FIESP para o mandato de 2026. Com trajetória de mais de 20 anos no setor de energias renováveis, a executiva terá foco na ampliação das iniciativas de transição energética e na introdução de novas tecnologias de redução de emissões nas atividades da indústria nacional.
No novo papel, a agenda inclui colaborar para o avanço do processo de descarbonização industrial e ampliar o uso de energias limpas e biocombustíveis em aplicações pesadas, com atenção especial aos setores de transporte, siderurgia e mineração. Sobre a posição, Camila afirmou: “Assumo esse papel em um momento especial para o setor industrial na transição energética. Energia, competitividade industrial e descarbonização seguem no centro das decisões estratégicas do País”.
Como fundadora da CELA, empresa de assessoria financeira e consultoria estratégica em transição energética, Camila liderou projetos significativos na última década: viabilização de cerca de R$ 50 bilhões em projetos de energia limpa no Brasil e mais de 10 gigawatts em projetos, envolvendo captação de recursos, fusões e aquisições, project finance, PPAs e planos de investimento. Sua atuação inclui também cargos em entidades do setor: é conselheira e vice-presidente de Investimentos e Hidrogênio Verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), membro do Conselho da Brazilian Rare Earths Limited e participante do Pacto Global da ONU. Anteriormente, atuou como conselheira do Conselho Superior de Infraestrutura da FIESP (COINFRA).
A CELA é descrita como uma butique de investimentos e consultoria estratégica especializada em segmentos como energia solar, eólica, armazenamento, bioenergia, biometano e hidrogênio verde, oferecendo serviços de assessoria financeira, M&A, estruturação de PPAs, project finance e análises de mercado via CELA Research.
Conteúdo feito com dados da assessoria de imprensa.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



