2026: 5 sinais de que a tuberculose pode afetar sua visão

Tuberculose ocular é rara, precisa de diagnóstico cuidadoso e tratamento prolongado para evitar perda visual

O:
Este texto foi elaborado com dados da assessoria de imprensa e aborda como a bactéria da tuberculose pode atingir os olhos, os principais sinais a observar e a importância do acompanhamento médico. Transmitida pelo ar, por meio das gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, a tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode se espalhar para outras partes do corpo. A tuberculose ocular ocorre quando a bactéria chega aos olhos pela corrente sanguínea, representando cerca de 1% a 2% dos casos extrapulmonares.

O oftalmologista citado no material alerta para as possíveis consequências: “Ao se espalhar, a bactéria pode afetar diversas partes do olho, como a úvea, retina, córnea, pálpebra, conjuntiva e causar inflamações crônicas, glaucoma ou descolamento de retina. A identificação precoce da enfermidade e o tratamento com antibióticos específicos são fundamentais para prevenir danos visuais permanentes ou cegueira”, alerta o Prof. Dr. Michel Farah, oftalmologista do H.Olhos Unidade CEOSP, da rede Vision One.

Sintomas de alerta
O Prof. Dr. Michel Farah cita os principais sintomas da tuberculose ocular:
– dor, lacrimejamento e vermelhidão;
– visão turva e embaçada;
– pontos escuros e flashes no campo de visão;
– sensibilidade exagerada à luz;
– lesões e inflamações nos olhos.

Diagnóstico e desafios
“por ser uma condição rara e com sintomas semelhantes ao de outras doenças oftalmológicas, a tuberculose ocular pode demorar a ser diagnosticada. Um dos sinais de alerta é que à medida que a enfermidade evolui, os sintomas tendem a se tornar mais severos. O diagnóstico é obtido por meio de avaliação oftalmológica criteriosa, para identificar lesões típicas, e exames que confirmem a presença do bacilo no organismo”. A semelhança com outras inflamações oculares torna essencial a avaliação por especialista e a realização de exames complementares para confirmar a presença do bacilo.

Dados epidemiológicos e tratamento
O Brasil está entre os 30 países com mais casos de tuberculose segundo a Organização Mundial da Saúde. Conforme o boletim epidemiológico citado, a tuberculose causou mais de seis mil mortes no país em 2023 e infectou quase 85 mil brasileiros em 2024. A tuberculose tem cura e os medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento dura, no mínimo, seis meses e um dos desafios é a adesão completa; a melhora inicial pode levar pacientes a interromper a medicação prematuramente.

No caso da tuberculose ocular, o tratamento é também prolongado e exige acompanhamento oftalmológico rigoroso para reduzir o risco de perda visual. Quem apresenta os sinais descritos deve procurar avaliação médica especializada para investigação e início do tratamento adequado.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 69 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar