Volta às aulas 2026: 5 livros para ajudar crianças a retomar a rotina

Obras indicadas pela SOMOS Educação para apoiar a adaptação emocional das crianças no retorno às aulas

O:
A volta às aulas representa para muitas crianças um recomeço que pode despertar ansiedade. A interrupção da rotina das férias, a passagem para outra série, professores diferentes ou até a chegada a uma nova escola são mudanças que exigem esforço emocional. Quando a criança não consegue explicar o que sente, a resistência pode ser interpretada como birra, quando na verdade está ligada a inseguranças naturais.

O diálogo atento e atividades lúdicas são fundamentais nesse processo, e a leitura surge como uma ferramenta especialmente eficaz. Segundo Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos da SOMOS Educação: “Os livros podem ajudar a criança a entender e a expor o que está sentindo ao se identificar com as emoções daqueles personagens. Assim, pode elaborar esse processo de adaptação de forma mais leve”. A leitura também cria um espaço seguro para que adultos escutem e acolham as crianças.

Feito com dados da assessoria de imprensa, a seleção abaixo reúne cinco títulos que tratam de mudanças escolares e apoio emocional, úteis para famílias e educadores no período de transição.

– Começar tudo de novo?!, de Fanny Abramovich – Editora Atual
Preço: 100,00. Número de páginas: 48.
Bruna enfrenta o primeiro dia em uma nova escola e, apesar do desolamento inicial, descobre que as mudanças podem trazer surpresas e aprendizados.

– Miguel e o sexto ano, de Lino de Albergaria – Editora Saraiva
Preço: 66,00. Número de páginas: 72.
A narrativa acompanha a transição entre o quinto e o sexto ano, quando a escola muda de cara e Miguel aprende a ver a novidade como algo mágico.

– Samira não quer ir à escola, de Christian Lamblin – Editora Ática
Preço: 92,00. Número de páginas: 20.
Ilustrado, mostra Samira que, subitamente, não gosta mais de ir à escola; aos poucos, ela volta a descobrir o prazer de estudar e a conviver com colegas e professores.

– Zekeyê vai à escola, de Nathalie Dieterlé – Editora Scipione
Preço: 44,00. Número de páginas: 40.
Zekeyê sai sozinho para a escola pela primeira vez, se perde na floresta com amigos animais e, ao chegar atrasado, recorre às aventuras para resolver uma equação como “castigo”.

– A escolinha da Serafina, de Cristina Porto – Editora Ática
Preço: 54,00. Número de páginas: 64.
Serafina e amigos decidem ensinar adultos a ler e escrever e também oferecem reforço escolar para crianças, abordando o tema do analfabetismo e a importância da educação para leitores de 6 a 8 anos.

A unidade de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, a área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura desde a infância, estimulando o desenvolvimento da criatividade e da empatia.

Usar esses títulos em leituras compartilhadas, conversas e dinâmicas pode facilitar a identificação das crianças com personagens que vivem mudanças semelhantes, fortalecendo o diálogo entre pais, responsáveis e educadores durante a adaptação escolar.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 88 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar