Desafio interno de atividade física: pausa real e apoio à saúde mental no trabalho
Iniciativa da Sing estimula constância, comunidade e autocuidado com days off entre participantes
O:
Em janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Sing implantou um desafio interno de atividade física que conecta rotina de movimento e pausas efetivas no trabalho. A ação, implementada há três meses, tem em média 10 participantes ativos por mês e, no período, acumulou mais de 380 registros de atividades, além de garantir 8 days off entre os colaboradores — premiando sempre o mais bem colocado e sorteando mais três pausas entre os demais engajados. Texto produzido com dados da assessoria de imprensa da Sing.
A ideia central é simples: incentivar constância, senso de comunidade e autocuidado, sem transformar o tema em cobrança de performance. A iniciativa dialoga com evidências de que a atividade física pode contribuir para a saúde mental, incluindo redução de sintomas de ansiedade e depressão. Segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde, um em cada quatro adultos não faz os 150 minutos de atividade física de intensidade moderada recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS também estima que quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse ativa.
“O que nos motivou a incentivar a prática de atividade física entre o time é justamente saber da importância que os exercícios diários têm na vida das pessoas em todos os aspectos, em especial a saúde mental”, comenta Janaína Leme, psicanalista e Head of PR na Sing.
Os depoimentos internos mostram impactos concretos na rotina dos colaboradores. “Já faço pilates duas vezes por semana, um hábito que tem sido fundamental tanto para a minha saúde física quanto mental. Com o desafio, consegui ir além, aumentando o número de caminhadas na minha rotina. Para completar, ainda tive a sorte de ganhar um day off, que me permitiu desacelerar e aproveitar um descanso maior, o que fez toda a diferença para recarregar as energias”, conta Carolina Garcia, PR Account Manager na Sing.
“Sempre pratiquei natação desde muito criança, dentre outros esportes, mas não tinha o hábito de acompanhar meus colegas fazendo também, a não ser pelas redes sociais. Por meio do aplicativo sinto uma motivação a mais par ir praticar um exercício físico quando não tenho motivação e sei que isso também ajuda na minha saúde física e mental também no trabalho”, afirma Thamiris Galhardo PR Account Coordinator na Sing.
“Eu já vinha mantendo uma rotina constante de atividade física, mas o convite para o desafio acabou sendo um estímulo adicional muito importante. Ver outras pessoas da equipe igualmente engajadas trouxe ainda mais motivação e reforçou a ideia de que cuidar de si pode, e deve, fazer parte da cultura do trabalho. Além disso, o day off foi essencial para uma pausa real, permitindo descansar melhor e dedicar ainda mais tempo aos exercícios, o que impactou positivamente tanto o meu bem-estar físico quanto mental”, finaliza Isadora Fernandes PR Account Manager na Sing.
“Eu já mantinha uma rotina consistente de atividade física antes mesmo da competição interna, pois o exercício sempre foi a principal ferramenta que encontrei para equilibrar as demandas da vida profissional com a pessoal. A prática regular me ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, melhorar o foco e organizar melhor minha rotina. Nesse contexto, o desafio acabou funcionando como um estímulo adicional, reforçando ainda mais essa constância e tornando o processo mais motivador quando vivido em conjunto com o time”, afirma Luiz Valloto, PR Account Executive.
A Sing, agência boutique fundada e liderada por mulheres, atua no Brasil e na América Latina com 28 profissionais e clientes em diversos setores. A iniciativa mostra como pequenas ações internas podem promover pausas reais e contribuir para a saúde mental no ambiente de trabalho.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



