Volta às aulas: a importância do exame oftalmológico para o sucesso escolar
Saiba por que a saúde dos olhos é fundamental para o aprendizado e como identificar sinais de problemas visuais nas crianças
Com o fim das férias, os preparativos para a volta às aulas ganham destaque: material escolar, uniformes e organização dos horários. No entanto, um aspecto fundamental muitas vezes é esquecido pelos pais: a saúde visual das crianças. Segundo dados do projeto social Em Um Piscar de Olhos, que avaliou mais de 110 mil crianças e adolescentes em nove estados brasileiros, cerca de 19% dos estudantes apresentam problemas de visão, o que corresponde a 23 milhões de brasileiros em idade escolar.
A oftalmologista Regina Cele, Mestre em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, destaca a importância de realizar exames oftalmológicos antes do retorno às aulas. “Janeiro é um dos meses com mais consultas agendadas para os pequenos. É o momento para fazer a avaliação ocular, a revisão dos óculos e observar a visão das crianças e dos adolescentes. Muitas vezes, dificuldades de concentração ou baixo rendimento escolar podem estar relacionados a problemas visuais não diagnosticados, como miopia ou astigmatismo.”
Alguns sinais simples podem indicar que a criança está enfrentando dificuldades para enxergar, como fechar um dos olhos para focar, aproximar objetos do rosto, dificuldade para copiar a lição, necessidade de se sentar perto da lousa, dores de cabeça frequentes, olhos vermelhos ou coceira constante. Além disso, comportamentos como esbarrar em móveis, apertar os olhos para enxergar algo distante e apresentar desinteresse ou dispersão na sala de aula também merecem atenção.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para o aumento dos erros refrativos, que comprometem a nitidez da visão devido a desvios no feixe de luz que atinge a retina. Para combater a progressão da miopia, o FDA, órgão americano equivalente à ANVISA, aprovou uma nova tecnologia de lentes que, além de corrigir o grau, atua no estímulo luminoso para controlar o crescimento excessivo do olho, principal causa do aumento da miopia infantil.
“Sabemos também que fatores genéticos e o uso excessivo de telas têm aumentado os casos de miopia precocemente. Agora, temos mais uma ferramenta poderosa em nosso arsenal de tratamento para o check-up da saúde dos olhos”, afirma a oftalmologista Regina Cele.
Portanto, a recomendação é clara: os pais devem agendar consultas oftalmológicas anuais para seus filhos. A saúde ocular impacta diretamente no desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças. Como ressalta a médica, “pessoas que enxergam a vida nitidamente diante de si são mais felizes, compreensivas e seguras.”
Este conteúdo foi elaborado com base em informações fornecidas pela assessoria de imprensa da Dra. Regina Cele, especialista em oftalmologia. Garantir a saúde dos olhos é garantir um aprendizado mais eficaz e uma infância mais feliz. Não deixe de incluir o exame oftalmológico na rotina da volta às aulas!
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



