EDP investe em energia solar para 19 organizações sociais no Sudeste e Sul do Brasil

Projeto promove sustentabilidade e redução de custos em instituições sociais de SP, ES e PR

A EDP anunciou um importante investimento de até R$ 650 mil para a instalação de sistemas de energia solar em 19 organizações sociais localizadas nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A iniciativa, divulgada pela assessoria de imprensa da empresa, tem como objetivo principal reduzir os custos com energia elétrica dessas instituições e promover uma atuação mais sustentável por meio do uso de fontes renováveis.

Selecionadas por meio do edital Solar Social, as organizações receberão sistemas fotovoltaicos com capacidade de até 5 kWp, além de capacitação em Eficiência Energética e Consumo de Energia Responsável. Também será oferecido um ciclo de treinamento para a manutenção dos equipamentos, garantindo autonomia e durabilidade do projeto. A implantação dos sistemas está prevista para o primeiro trimestre de 2026.

O edital Solar Social faz parte das ações da EDP para impulsionar uma transição energética justa, que inclui as comunidades nas regiões onde a empresa atua. Ao todo, 40 iniciativas foram inscritas, e a seleção considerou critérios como governança, capacidade de gestão, monitoramento e alinhamento com os pilares da empresa, que são Educação para o Futuro e Energia do Amanhã. A economia gerada pela energia renovável deverá ser reinvestida em iniciativas sociais, ampliando o impacto positivo da ação.

No Espírito Santo, as organizações beneficiadas estão em municípios como Cariacica, Ibiraçu, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Em São Paulo, as entidades contempladas ficam em Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Guararema, Guarulhos, Salesópolis e São Sebastião. No Paraná, a organização selecionada está em Curitiba.

Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP na América do Sul, destaca que “a seleção dos projetos reforça o nosso compromisso com uma transição energética justa e inclusiva ao mesmo tempo em que fortalece a atuação e o trabalho de organizações locais, que desempenham um papel fundamental com as comunidades na nossa área de atuação.” Ele ressalta que iniciativas como essa unem esforços para contribuir com o desenvolvimento social nas regiões atendidas.

Além do edital Solar Social, a EDP mantém outras iniciativas voltadas para a responsabilidade social e a transição energética, como o Edital Energia Solidária, que fazem parte do programa global Y.E.S. (You Empower Society). A empresa, presente em diversos segmentos do setor elétrico, é referência em sustentabilidade e reconhecida por índices internacionais como o Dow Jones e o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

Essa ação da EDP representa um passo importante para a promoção da energia limpa e para o fortalecimento das organizações sociais, que poderão direcionar os recursos economizados para ampliar seus projetos e beneficiar ainda mais as comunidades locais. A iniciativa reforça a importância da sustentabilidade aliada ao impacto social, temas cada vez mais valorizados pelo público feminino que busca um estilo de vida consciente e engajado.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 87 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar