Descuidou da pele no verão? Saiba como evitar danos invisíveis e cuidar da saúde cutânea
Dermatologista alerta para riscos da exposição solar e hábitos comuns que prejudicam a pele no verão
Com a chegada dos meses mais quentes, muitos cuidados com a pele acabam sendo negligenciados, o que pode trazer consequências invisíveis e prejudiciais à saúde cutânea. Dados da assessoria de imprensa do Grupo Kora Saúde destacam que a exposição solar sem proteção, o uso prolongado de roupas molhadas e o contato com superfícies úmidas são fatores que favorecem o surgimento de manchas, infecções fúngicas e até aumentam o risco de câncer de pele.
A dermatologista Luana Vieira Mukamal, do Grupo Kora Saúde, explica que “a radiação ultravioleta exerce um efeito cumulativo sobre a pele. Mesmo exposições repetidas sem queimaduras aparentes contribuem para o envelhecimento precoce e estão diretamente associadas ao aumento do risco de câncer de pele ao longo do tempo”. Por isso, a proteção solar deve ser incorporada à rotina diária, com aplicação correta do protetor solar, fator adequado ao fototipo, quantidade suficiente e reaplicação a cada duas horas ou após mergulhos e sudorese intensa.
Além do sol, a especialista alerta para os cuidados após atividades aquáticas. Permanecer com roupas molhadas cria um ambiente quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos, aumentando a incidência de micoses, especialmente em áreas de dobra e maior atrito. A recomendação é trocar a roupa de banho o quanto antes e manter a pele limpa e seca para evitar esses problemas.
Manchas que aparecem ou se intensificam após o verão, sensação de ardência, descamação e infecções são sinais comuns de descuido com a pele. A combinação da radiação ultravioleta com umidade prolongada e contato com superfícies molhadas pode agravar esses sintomas, exigindo atenção imediata. Para conter os danos, é fundamental interromper os fatores de agressão, retomar a rotina de cuidados básicos, usar protetor solar corretamente, trocar roupas molhadas rapidamente, higienizar a pele e usar chinelos em ambientes úmidos.
Quando manchas, coceira, ardência ou lesões persistem, a avaliação dermatológica é essencial para prevenir complicações e indicar o tratamento adequado. Segundo a dermatologista, “cuidar da pele vai além da estética e do período do verão. São atitudes diárias que impactam diretamente a saúde cutânea e a qualidade de vida a curto, médio e longo prazo”.
Portanto, mesmo que você tenha descuidado da pele durante o verão, é possível retomar os cuidados e minimizar os danos. A prevenção e a informação são as melhores aliadas para manter a pele saudável e bonita durante todo o ano.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



