Botucatu promove vacinação em massa contra dengue com postos drive-thru na Unesp

Estudo pioneiro visa imunizar 80 mil pessoas e avaliar a eficácia da nova vacina do Instituto Butantan

A cidade de Botucatu se prepara para uma importante ação de saúde pública: a vacinação em massa contra a dengue, marcada para o dia 18 de janeiro. A iniciativa, que conta com o apoio da Faculdade de Medicina da Unesp, da prefeitura local e do Ministério da Saúde, faz parte de um estudo de efetividade da nova vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, o primeiro imunizante de dose única contra a doença.

Com o objetivo de imunizar cerca de 80 mil habitantes entre 15 e 59 anos, a campanha busca proteger até 90% da população elegível. Botucatu, localizada a 235 quilômetros da capital paulista, possui aproximadamente 150 mil habitantes, segundo dados do IBGE. A escolha da cidade para sediar o estudo se deve à sua estrutura e experiência comprovadas em operações de vacinação em massa, como a realizada em 2021 para a covid-19.

Além de Botucatu, outras duas cidades médias brasileiras, Nova Lima (MG) e Maranguape (CE), também participam do estudo que avalia a efetividade da vacina na vida real, após a comprovação da eficácia e segurança em estudos clínicos. O epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, diretor da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, destaca que “a estratégia de vacinação acelerada busca entender a sua efetividade, ou seja, o funcionamento do imunizante na vida real”.

No dia da vacinação, a Unesp instalará dois postos no formato “drive-thru” nos câmpus de Rubião Júnior e Fazenda de Lageado, facilitando o acesso dos moradores que poderão se imunizar sem sair do carro, uma dinâmica pensada para aumentar a adesão do público. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde e o Espaço Saúde da cidade estarão abertos das 8h às 17h para atender a população.

Após a imunização, a Faculdade de Medicina da Unesp acompanhará de perto os casos de dengue no município, oferecendo suporte laboratorial para as autoridades de saúde locais. O estudo também visa analisar o impacto da vacina sobre a circulação do vírus e seus diferentes sorotipos, especialmente o DENV-3, que foi responsável pelo aumento dos casos no ano passado.

Esta ação reforça o compromisso da Unesp com a saúde pública e o desenvolvimento de políticas eficazes para o combate à dengue, uma doença que afeta milhares de brasileiros todos os anos. A vacinação em massa em Botucatu representa um passo importante para a proteção da população e o avanço científico no controle da dengue.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Unesp.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 86 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar