Realidade virtual no tratamento oncológico: alívio para dor e ansiedade

IOP utiliza tecnologia inovadora para transformar a experiência dos pacientes durante o tratamento do câncer

O tratamento oncológico é um processo que, além dos desafios físicos, pode causar grande estresse e ansiedade aos pacientes. Pensando em tornar esse momento mais acolhedor e menos doloroso, o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) inovou ao implementar o uso de óculos de realidade virtual (VR) durante as sessões de tratamento. A iniciativa, divulgada pela assessoria de imprensa, tem como objetivo proporcionar uma “viagem” para ambientes calmos e bonitos, ajudando a aliviar a dor, a ansiedade e o estresse.

As infusões, que podem durar de duas a seis horas ou mais, costumam gerar desconforto e fadiga emocional. Com o uso dos óculos de realidade virtual META QUEST 3, que são dispositivos sem fio equipados com sensores de movimento, os pacientes podem se transportar para vídeos 360º de praias, florestas, mergulhos com tartarugas e outros cenários naturais. Segundo Marcus Vinicius Guandelini, Diretor de Tecnologia & Inovação do Grupo MED4U, “as experiências passam por vídeos 360º de pontos turísticos, praias, florestas, mergulhos com tartarugas e natureza em geral”. Além disso, o grupo está avaliando o desenvolvimento de conteúdos guiados por voz para relaxamento e respiração, ampliando as possibilidades de conforto.

A tecnologia não atua isoladamente. Ela pode ser integrada a terapias complementares já oferecidas pelo IOP, como cromoterapia e aromaterapia, reforçando a proposta de um cuidado mais humanizado e multidisciplinar. Para Sabrina Nunes Garcia, Diretora de Operações do IOP, “os óculos de VR são uma experiência inovadora, que irão desconectar o paciente de algum momento que o deixa apreensivo, conectando-o com outros ambientes que formarão memórias positivas e deixarão essa trajetória mais leve”.

Essa iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos do IOP, que é reconhecido pela excelência no tratamento do câncer e pela adoção de tecnologias avançadas. O instituto conta com uma equipe multidisciplinar que inclui Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Educador Físico, além de oferecer terapias complementares que visam o bem-estar integral dos pacientes.

Estudos indicam que a realidade virtual pode reduzir o uso de analgésicos e melhorar a experiência do paciente durante procedimentos longos e desconfortáveis. Com essa inovação, o IOP reforça sua posição como referência em tecnologia, inovação e humanização no cuidado oncológico, proporcionando não apenas tratamentos eficazes, mas também momentos de alívio e conforto para quem enfrenta essa jornada.

Para mais informações sobre o IOP e seus serviços, acesse o site oficial e conheça as opções de tratamento que unem tecnologia e cuidado humanizado.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 63 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar