Otimismo dos brasileiros para 2026 supera média global, aponta pesquisa Ipsos

Estudo revela que 8 em cada 10 brasileiros acreditam em um ano melhor, com foco em saúde, família e meio ambiente

Dados recentes da pesquisa global “Predictions for 2026”, divulgada pela Ipsos, mostram que os brasileiros estão entre os mais otimistas em relação ao próximo ano. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros acreditam que 2026 será melhor que 2025, superando a média global de 71%. O estudo, que ouviu mais de 23 mil adultos em 30 países, também destaca que o Brasil é um dos países que menos esperam uma recessão econômica em 2026, com apenas 36% dos entrevistados considerando essa possibilidade, contra 48% da média mundial.

A pesquisa revela ainda que o otimismo é maior entre as mulheres da Geração Z, com 89% acreditando em um ano melhor, seguidas pelas mulheres Baby Boomers (88%). Já os homens Baby Boomers são os menos otimistas, com 59%. Em relação à renda disponível, 56% dos brasileiros esperam ter mais dinheiro para gastar em 2026, percentual superior à média global de 47%. Entre as gerações, os Millennials são os mais confiantes financeiramente, com 66% acreditando que terão dinheiro sobrando após pagar as contas.

Além das expectativas econômicas, a pesquisa aponta mudanças nos hábitos para o próximo ano. No Brasil, 83% dos entrevistados planejam se exercitar mais, e 77% pretendem dedicar mais tempo à aparência pessoal. Os Millennials, tanto homens quanto mulheres, são os que mais indicam esses cuidados. O estudo também mostra que 85% dos brasileiros pretendem passar mais tempo com família e amigos, reforçando o valor das relações pessoais.

Por outro lado, 40% dos brasileiros esperam reduzir o tempo nas redes sociais em 2026, especialmente as gerações mais jovens (Z e Millennials), que buscam maior desconexão digital. Quanto às preocupações sociais, 44% acreditam que suas localidades estarão menos seguras, e 59% esperam aumento na imigração. A guerra na Ucrânia e a possibilidade de ataques terroristas também geram apreensão, com 60% dos brasileiros considerando provável um grande ataque.

No campo ambiental, 68% dos brasileiros acreditam que eventos climáticos extremos aumentarão em 2026, alinhados à preocupação global de 69%. Metade dos entrevistados espera que o governo imponha metas mais rigorosas para reduzir emissões de carbono. Sobre a inteligência artificial, o Brasil demonstra um equilíbrio: 61% acreditam que a IA causará perda de empregos, mas 50% veem oportunidades na tecnologia.

Diego Pagura, Chief Client Officer da Ipsos, destaca que “os brasileiros mantêm uma visão relativamente otimista para 2026, com expectativas positivas para a economia, fortalecimento dos laços familiares e entusiasmo para acompanhar eventos esportivos como a Copa do Mundo. Contudo, preocupações com segurança pública, impacto ambiental e o futuro da tecnologia trazem um equilíbrio à balança, destacando a necessidade de ações governamentais e corporativas que reverberem confiança em um cenário global cada vez mais desafiador”.

Este levantamento reforça a esperança e o desejo de melhoria que marcam o início de um novo ciclo, especialmente para as mulheres brasileiras que buscam qualidade de vida, saúde e bem-estar em 2026.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 82 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar