MIS estende até março a imersiva exposição sobre a alma humana e o universo de Jung

Explore a psique humana através de uma experiência sensorial e simbólica inspirada na psicologia de Carl Gustav Jung

Com dados da assessoria de imprensa, o Museu da Imagem e do Som (MIS) anunciou a prorrogação da exposição “A alma humana, você e o universo de Jung” até 1º de março de 2026. Inicialmente prevista para encerrar em 18 de janeiro, a mostra tem atraído grande público e oferece uma experiência imersiva e inovadora que convida o visitante a percorrer a psique humana a partir dos conceitos do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875 – 1961).

Distribuída em 550 m² no primeiro andar do MIS, a exposição propõe um percurso simbólico e imagético que dialoga em três dimensões: pedagógica, sensorial e provocativa. O público pode compreender os fundamentos da Psicologia Analítica de forma acessível, vivenciar sensações por meio das instalações artísticas e refletir sobre questões internas estimuladas por perguntas que convidam à introspecção e ao autoconhecimento.

Segundo André Sturm, diretor-geral do MIS, “é uma experiência imersiva no universo de Carl Jung, um dos nomes mais importantes na história da psicologia”, ressaltando que a mostra é a primeira experiência simbólica de autoconhecimento realizada em um museu. A idealizadora da exposição, Luciana Branco, destaca que Jung oferece uma perspectiva integrada da vida, onde “luz e sombra coexistem e é a partir da integração dos opostos que se pode vislumbrar uma vida digna de ser vivida na inteireza e em prol de todos”.

O visitante inicia o percurso a partir dos sintomas, que para Jung são manifestações do inconsciente, presentes em sonhos, sincronicidades e expressões simbólicas. A exposição apresenta conceitos como Arquétipos, Mitos, Anima e Animus, Persona, Ego, além de instalações que abordam a psicologia da psiquiatra Nise da Silveira, a ferramenta analítica de Associação de Palavras, e reflexões sobre sonhos com vozes como Sueli Carneiro e Ailton Krenak.

A mostra também dedica espaço à Alquimia, com obras inspiradas em manuais históricos, e apresenta a biografia de Jung por meio de fatos, viagens e sonhos, numa inédita “Sonhografia”. Conceitos como Sincronicidade e o Livro Vermelho são explorados com obras do artista carnavalesco Victor Passos, reforçando a diversidade cultural e o diálogo entre diferentes tradições que Jung valorizava.

A exposição é resultado de uma parceria entre o hub de comunicação [ EM BRANCO ], o Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP) e diversas instituições, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e patrocínio de empresas. O MIS funciona de terça a domingo, com ingressos gratuitos às terças-feiras e valores acessíveis nos demais dias.

Para quem busca uma experiência cultural que une arte, psicologia e autoconhecimento, “A alma humana, você e o universo de Jung” é uma oportunidade imperdível para refletir sobre a complexidade da mente e os desafios contemporâneos, promovendo uma conexão profunda consigo mesma e com o mundo ao redor.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 102 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar