61% dos profissionais brasileiros planejam mudar de emprego em 2026, revela pesquisa

Remuneração, qualidade de vida e desenvolvimento de carreira são os principais motivadores da mobilidade no mercado de trabalho

Uma recente pesquisa divulgada pela assessoria de imprensa da Robert Half revela que 61% dos profissionais brasileiros pretendem buscar um novo emprego em 2026, um aumento de sete pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esse dado reflete um mercado de trabalho cada vez mais centrado no profissional, com baixos índices de desemprego qualificado e candidatos mais confiantes para buscar melhores oportunidades.

Segundo Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul, “o aumento da intenção de mudança é reflexo de dinâmicas laborais profissionais-centradas, com o fortalecimento da confiança dos candidatos. Ainda assim, as escolhas de carreira precisam ser alinhadas às expectativas de cada um, que vão desde crescimento e remuneração até qualidade de vida e tempo para a família”.

Entre os profissionais que desejam mudar de emprego, 72% pretendem permanecer na mesma área de atuação, enquanto 28% consideram uma transição de carreira para outra profissão. Para aqueles que buscam movimentação dentro da mesma área, os principais motivadores são: melhores oportunidades de crescimento (45%), maior remuneração (42%), busca por novos desafios (31%), possibilidade de trabalho remoto ou híbrido (31%) e pacote de benefícios mais atrativo (29%).

Já para os que planejam mudar de área, o aspecto financeiro é o principal fator para 63% dos entrevistados. Outros motivos incluem a busca por qualidade de vida (39%), realização pessoal (29%), vontade de aprender algo novo (27%) e procura por flexibilidade (24%).

O estudo também destaca os fatores que levam os profissionais a permanecerem nas empresas atuais: benefícios e remuneração (52%), modelos de trabalho flexíveis (46%), equilíbrio entre vida pessoal e profissional (33%), ambiente e cultura organizacional (31%) e oportunidades de desenvolvimento (25%). Mantovani ressalta que “quatro dos cinco aspectos que influenciam a permanência, na visão dos próprios colaboradores, estão ligados a bem-estar, desenvolvimento e flexibilidade, que só tendem a ganhar ainda mais peso nas decisões daqui para a frente”.

Com o mercado aquecido, o planejamento estratégico torna-se essencial para quem deseja se reposicionar. O Guia Salarial da Robert Half oferece informações atualizadas sobre salários, cargos em alta e habilidades relevantes para o futuro do trabalho, auxiliando profissionais a se destacarem em 2026. “Profissionais que se planejam, entendem onde estão as demandas e investem nas competências certas, têm mais chances de tomarem decisões bem pensadas e alinhadas às necessidades do mercado”, conclui Mantovani.

A pesquisa foi realizada em novembro de 2025 com 500 profissionais qualificados, empregados ou em busca de recolocação, reunindo percepções e expectativas para o próximo ano. Esses dados reforçam a importância de um mercado de trabalho dinâmico, onde a mobilidade profissional é impulsionada por fatores que vão além da remuneração, valorizando também o equilíbrio e o desenvolvimento pessoal.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 87 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar