Softys Sepac inaugura Linha Rosa com operação 100% feminina e foco em inclusão
Projeto pioneiro na indústria promove protagonismo feminino em setores técnicos e operacionais
A Softys Sepac, empresa referência no setor de tissue, inaugurou recentemente a “Linha Rosa” em sua fábrica localizada em Mallet (PR). Essa iniciativa inovadora marca o início da operação de duas linhas industriais conduzidas exclusivamente por mulheres, reforçando o compromisso da companhia com a diversidade, inclusão e o protagonismo feminino nas operações industriais.
Ao todo, 24 colaboradoras passaram por um programa de qualificação técnica para assumir essas posições, que tradicionalmente são ocupadas por homens. O projeto envolveu uma série de etapas, incluindo o programa “Tech Para Elas”, focado no desenvolvimento de competências em tecnologia e informática, além de adaptações ergonômicas e capacitação específica para operação de painéis e ponte rolante. As colaboradoras também contaram com o acompanhamento de profissionais experientes e passaram por ciclos de avaliação e promoção.
A cerimônia de inauguração reuniu equipes da fábrica, representantes de Recursos Humanos e familiares das colaboradoras, que foram homenageadas pelo esforço e dedicação. Lucicleia Inacio, uma das participantes da Linha Rosa, compartilhou suas impressões: “Ser convidada para participar da linha rosa foi um misto de emoções. Primeiro, veio o medo por sair de uma função em que já dominava o processo para aprender uma nova, mas também veio a alegria em perceber que esse convite se deve pela dedicação e esforço que faço diariamente para entregar o meu melhor como profissional. A Linha Rosa veio para carimbar o que nós mulheres já sabíamos, somos capazes sim. Basta querer, se dedicar e aprender.”
Para a Softys Sepac, essa iniciativa vai além da simples implantação de um novo processo produtivo. Segundo Valeria Borges Zapszalka, gerente de Pessoas e Organização, “A Linha Rosa é um marco de valorização, representatividade e evolução cultural. Ao ampliar a presença feminina em áreas técnicas, reforçamos nosso compromisso com um ambiente industrial mais diverso, inclusivo e preparado para o futuro.”
O diretor geral da empresa, Renato Tyski Zapszalka, destaca o impacto social do projeto: “Criando espaço para que mais mulheres atuem em posições técnicas e operacionais movimentamos toda a economia. Mais mulheres empregadas, mais famílias com segurança financeira, mães com maior autonomia e crianças com mais oportunidades nas escolas e no desenvolvimento.”
O sucesso da Linha Rosa motivou a Softys Sepac a planejar a expansão do projeto para outros setores da fábrica, com o objetivo de fortalecer ainda mais o protagonismo feminino e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Softys Sepac.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



