Movimento Lipedema promove campanha nacional para ampliar acesso ao diagnóstico e tratamento

Iniciativa busca inclusão do tratamento do lipedema nas políticas públicas e planos de saúde no Brasil

O Movimento Lipedema, braço social do Instituto Lipedema Brasil, lançou uma campanha nacional com o objetivo de democratizar o acesso ao diagnóstico e tratamento do lipedema, uma doença crônica que afeta mais de 10 milhões de mulheres no Brasil. A ação, divulgada em 30 de dezembro de 2025, inclui uma cartilha informativa gratuita disponível no site movimentolipedema.org e nas redes sociais da ONG (@ongmovimentolipedema).

A campanha convida a sociedade civil, profissionais de saúde, pacientes, familiares e formadores de opinião a assinarem um abaixo-assinado digital que visa pressionar por políticas públicas e mudanças estratégicas. Entre as demandas estão a inclusão do lipedema no treinamento de profissionais de saúde, a criação de códigos específicos para procedimentos relacionados (TUSS) e a incorporação do tratamento no rol de cobertura da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, consequentemente, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da mobilização para ampliar o acesso, a iniciativa busca sensibilizar órgãos reguladores, gestores públicos e parlamentares para a necessidade de um modelo de atenção mais abrangente e acessível. Este modelo deve contemplar tanto terapias conservadoras quanto opções cirúrgicas, quando indicadas clinicamente. Conforme destaca o diretor do Instituto Lipedema Brasil, Dr. Fábio Kamamoto: “Estamos militando fortemente para que o SUS e os convênios incorporem o tratamento cirúrgico principalmente para os níveis mais graves da doença”.

A urgência da mobilização se dá pelo fato de que, atualmente, o SUS e os planos de saúde não garantem de forma ampla o tratamento cirúrgico específico para o lipedema, especialmente nos casos avançados. Isso limita o acesso a procedimentos que podem ser fundamentais para a melhora dos sintomas e da qualidade de vida das pacientes. A assinatura do abaixo-assinado é gratuita e representa um importante sinal de apoio popular para a causa.

O lipedema é caracterizado pelo acúmulo desproporcional de gordura, principalmente em pernas e braços, acompanhado de dor, sensibilidade e impacto significativo na mobilidade e qualidade de vida. Apesar de ser uma condição médica reconhecida internacionalmente e estimada em afetar cerca de 10% da população mundial, ainda há grande desconhecimento, diagnóstico tardio e restrições no acesso a tratamentos adequados no Brasil.

A ONG Movimento Lipedema atua como referência nacional em conscientização, educação e advocacy sobre a doença. Por meio de workshops, eventos, rodas de conversa e materiais educativos, a organização apoia pacientes, dissemina conhecimento técnico e fomenta o diálogo entre médicos, pesquisadores e a sociedade civil.

Essa campanha é uma oportunidade para que a população se una em prol de políticas públicas que garantam o direito ao diagnóstico e tratamento adequados, promovendo mais qualidade de vida para milhões de mulheres brasileiras. Este conteúdo foi produzido com dados da assessoria de imprensa do Movimento Lipedema e Instituto Lipedema Brasil.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 78 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar