Aldeia do Vale Pirenópolis: sofisticação e sustentabilidade com quase 600 m² de área verde por morador

Novo condomínio em Pirenópolis une lazer completo e compromisso ambiental em 550 mil m² de natureza preservada

O Aldeia do Vale Pirenópolis acaba de ser lançado como um projeto inovador que une sofisticação e sustentabilidade, presenteando a cidade turística com um condomínio que oferece quase 600 m² de área verde por habitante. Com dados fornecidos pela assessoria de imprensa, o empreendimento está localizado aos pés do Morro do Frota, em uma área de 550 mil metros quadrados abraçada pelo Rio das Almas e pelos córregos do Ouro e Manoel dos Anjos.

O diferencial do Aldeia do Vale está na integração com a natureza. Além das Áreas de Preservação Ambiental (APAs), cada lote terá um bosque de até 15 metros de largura no fundo, garantindo que os moradores não tenham vizinhos de fundo, mas sim trilhas de caminhada e corredores verdes ao longo de todo o condomínio. Para transformar áreas de pastagem em corredores verdes, serão doadas 10 mil mudas de espécies nativas e frutíferas.

A arquiteta Yara Hasegawa, responsável pelo paisagismo, destaca que “as famílias que comprarem terrenos não terão vizinhos de fundo, mas trilhas de caminhada. Serão corredores verdes ao longo de todo o condomínio”. A arquiteta Andrea Accioly, que também assina o projeto, ressalta o comprometimento do grupo empreendedor: “destinou áreas que poderiam ser convertidas em lote para a formação destes bosques, abrindo mão de metro quadrado de venda”.

Para garantir a permeabilidade do solo e a presença do verde, cada proprietário poderá construir até 40% da área do terreno, e para cada árvore retirada na construção, outras três deverão ser plantadas dentro do condomínio. Essas medidas asseguram mais de 50% de reservas naturais e uma média de 595 m² de área verde por morador — quase 50 vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

A preocupação ambiental também se estende à drenagem natural, com a implantação de swales, dispositivos que facilitam a infiltração da água da chuva no solo, abastecendo o lençol freático e as nascentes locais. A arquiteta Luci Costa enfatiza que “em 10 anos poderemos ver a diferença [com mais árvores], em imagens de satélite, assim como aconteceu em outros projetos que já desenvolvemos”.

Além da natureza, o Aldeia do Vale oferece lazer completo para seus moradores, incluindo piscina com borda infinita, piscina com lago natural, espaço gourmet, equipamentos de crossfit, quadras de tênis, poliesportiva, campo society, quadras de areia e um fireplace para os dias mais frios. O condomínio também contará com um Wellness Club, um espaço pensado para o cuidado e a desaceleração, com lounge bar, serviço de concierge, ofurô, piscina coberta e termal, sala de pilates e academia.

Serviços pay-per-use como limpeza das casas, café da manhã e jantares encomendados estarão disponíveis para aumentar o conforto, especialmente para quem usa o local como segunda moradia. O prefeito de Pirenópolis, presente no lançamento, destacou que o empreendimento é “um presente para a cidade, por todos os seus atributos, trazendo uma grande referência de valor ambiental e sofisticação para o município”.

Com apenas 152 lotes, o Aldeia do Vale Pirenópolis é um exemplo de urbanismo sustentável que alia qualidade de vida, respeito ao meio ambiente e lazer completo, reafirmando o compromisso com o futuro e o bem-estar dos moradores.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 47 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar