Tradição e Inclusão Brilham na 31ª Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita
Cultura mineira e diversidade são celebradas em evento que encantou milhares em Timóteo
A 31ª Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita, realizada em Timóteo, Minas Gerais, destacou-se pela valorização da mineiridade e da inclusão social, reunindo cerca de 7 mil pessoas em duas noites de apresentações. O evento, que aconteceu no casarão neoclássico que abriga o Centro Cultural da Fundação, resgatou tradições culturais locais e promoveu um espetáculo que uniu música, teatro e manifestações populares.
A abertura da Cantata contou com a expressiva participação do Congado São Sebastião de Timóteo e da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, que trouxeram à tona a ancestralidade do povo mineiro. A programação também incluiu a Orquestra de Viola Caipira Sons da Terra, apresentações dos alunos da Apae Timóteo, um presépio vivo encenado pelo grupo de teatro Arte na Maturidade, do Programa Andanças, e uma intervenção teatral com a atriz Daniela Alves, do Dama Espaço Cultural, ao lado do Papai Noel.
O presidente da Fundação Aperam Acesita, Luiz Magalhães, ressaltou a importância do evento para a região. “Temos um dos principais eventos natalinos do estado de Minas Gerais. É uma tradição que movimenta a cidade e o Vale do Aço e, este ano homenageia as manifestações culturais e valoriza a diversidade e inclusão, materializando a união entre a Aperam e a comunidade de Timóteo, uma premissa da empresa”, afirmou.
O prefeito de Timóteo, Vitor Prado, também destacou o significado da Cantata para a cidade: “Representar a mineiridade é falar de família. Estou honrado em fazer parte deste evento tão importante para a cidade, pela primeira vez como prefeito. A Fundação Aperam está trazendo a magia do Natal e que a comunidade desfrute desse tempo, para fechar com chave de ouro tudo o que fizemos em parceria ao longo do ano de 2025.”
O Coral Infantojuvenil Aperam, formado por crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, apresentou um repertório que incluiu canções de compositores mineiros como Milton Nascimento e Samuel Rosa, além de músicas da MPB e tradicionais canções natalinas. Sob a regência da maestrina Josiane Drumond, o coral contou com o acompanhamento de músicos experientes, proporcionando uma apresentação emocionante e repleta de significado.
Josiane Drumond destacou o impacto do projeto: “A Cantata de Natal celebra o ano de desenvolvimento e de conquistas do Coral Infantojuvenil da Aperam. Mais do que aprenderem o canto coral e fazerem essa apresentação belíssima, os coralistas amadurecem e levam para a vida os aprendizados que alcançaram nessa preparação. E a esse sucesso devemos tanto a dedicação dos meninos e também ao apoio dos pais, que os incentivam, têm o compromisso de trazer para os ensaios e tudo que é proposto.”
Além das apresentações, o público pôde visitar o Casarão da Fundação Aperam para apreciar a decoração, a iluminação especial e a Casa do Papai Noel, aberta de 16 a 23 de dezembro, das 19h às 22h30. Nos dias 20 e 21 de dezembro, músicos da Acordes também apresentaram canções natalinas, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa da Fundação Aperam Acesita, que mantém viva a tradição e a cultura mineira, promovendo eventos que celebram a diversidade e fortalecem os laços com a comunidade local. A Cantata de Natal é um exemplo inspirador de como o Natal pode ser vivido com arte, inclusão e respeito às raízes culturais.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



