Startup paranaense revoluciona mercado de dados e atrai investimento da Bossa Invest
Com software inovador de ingestão de dados, empresa triplica negócios e conquista aportes estratégicos
Com dados da assessoria de imprensa, conheça a trajetória da Erathos, startup paranaense que vem transformando o mercado de dados no Brasil. Fundada em 2020 por dois estudantes de Administração de Curitiba, Gelson Bagetti e Luca Piermartiri, a empresa nasceu inspirada por uma manchete da revista The Economist que afirmava: “dados são o novo petróleo”. Essa visão antecipou uma nova era, na qual a informação centralizada e analisada com inteligência se torna a base para decisões estratégicas e crescimento empresarial.
Inicialmente atuando como consultoria, a Erathos evoluiu para um modelo de software como serviço (SaaS) focado na ingestão de dados — processo que consiste em coletar, importar e armazenar informações de diversas fontes em um único banco de dados para posterior análise. A startup conecta sistemas aos principais data warehouses do mercado, como BigQuery, do Google, e Databricks, sendo a única empresa brasileira reconhecida como “tech partners validated” nessa categoria.
Segundo os fundadores, a maior dificuldade das empresas está em extrair e centralizar dados que estão dispersos em sistemas variados, como ERP e CRM. “Analisar e tirar valor dessas informações esbarra em uma dificuldade: extrair os dados de todas essas fontes e centralizar em um único banco”, explica Bagetti. A solução da Erathos atende especialmente analistas, engenheiros, heads de dados e BI, além de coordenadores de TI e CTOs, com um modelo self-service intuitivo que permite o acesso remoto e autonomia dos usuários.
O impacto da especialização em software foi imediato: em apenas um ano, a Erathos triplicou seus negócios, atendendo clientes de diversos setores, como indústrias, distribuidoras, varejistas e empresas de tecnologia. O crescimento e a inovação atraíram investimentos importantes. Em 2023, a empresa recebeu aporte do Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (Funses) e, em 2025, conquistou um novo investimento liderado pela Bossa Invest.
Além disso, a Erathos foi selecionada para a quarta edição do Inova, programa de fomento a startups promovido pelo Sebrae, que conta com o apoio de instituições como Bossa Invest, Unifique, Raja Ventures e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Essa trajetória mostra como a startup paranaense está na vanguarda da transformação digital, ajudando empresas a superar a complexidade da gestão de dados e a impulsionar seu crescimento com inteligência.
Para saber mais, visite o site oficial da Erathos e acompanhe essa revolução no mercado de dados que está mudando a forma como as empresas tomam decisões estratégicas.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



