Projeto educacional transforma vidas de 100 mil estudantes em cinco estados brasileiros
Iniciativa fortalece a educação pública com práticas inovadoras e formação de educadores em 14 municípios
Dados da assessoria de imprensa revelam que o projeto Balcão de Ideias e Práticas Educativas (BIPE), fruto da parceria entre o Instituto Neoenergia e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), impactou mais de 100 mil estudantes e mobilizou mais de 6 mil educadores em 14 municípios de cinco estados brasileiros: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Durante cinco anos, o BIPE atuou como um verdadeiro berçário de ideias, promovendo a formação continuada de professores e gestores escolares da rede pública. O foco foi a valorização e sistematização de práticas pedagógicas alinhadas às realidades locais, contribuindo para o fortalecimento da educação pública e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia, destaca que o projeto nasceu para consolidar uma rede de difusão de práticas inovadoras e que, agora, na nova fase chamada Pontes para Educação, seguirá promovendo ciclos de assessoria para gestores públicos, sempre alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa também visa contribuir para o avanço socioeconômico das comunidades onde a Neoenergia atua.
Na prática, o projeto apoiou a elaboração de documentos curriculares e planos estratégicos, como o da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI) em Itaparica, Bahia. Valdiná de Jesus Santos, professora e coordenadora do EPJAI, relata que o projeto auxiliou na criação da matriz curricular do EPJAI, que está em tramitação para incorporação no governo federal, além de colaborar com a formação de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, alinhando-se ao Plano Nacional de Ensino (PNE).
O BIPE também produziu o Documento Curricular Referencial de Itaparica (DCRI), composto por quatro cadernos que abrangem Educação Infantil, Ensino Fundamental, EPJAI e inclusão, com propostas intercurriculares que consideram currículos interdecoloniais e ambientais. A publicação está prevista para este ano.
Segundo Nathacha Monteiro Ferreira, coordenadora do projeto, “mais do que um balcão de ideias, hoje somos pontes entre escolas e territórios, entre profissionais e políticas, entre o presente e o futuro da educação que queremos ver no país”.
O relatório final do BIPE apresenta números expressivos: 408 práticas educativas desenvolvidas, 43 documentos norteadores de políticas públicas produzidos e 68 projetos políticos pedagógicos atualizados com apoio técnico. O projeto também contribuiu para o aumento do interesse das crianças pela escola, fortalecimento da educação infantil, inovação pedagógica, educação inclusiva e integral, além de disponibilizar uma plataforma virtual com mais de 15 mil acessos a conteúdos formativos.
Com a nova fase, o Pontes para Educação pretende ampliar seu alcance e aprofundar a atuação, conectando políticas educacionais e experiências locais para construir caminhos sólidos e sustentáveis rumo a uma educação pública de qualidade e equidade.
Para quem deseja conhecer mais sobre o projeto, o relatório completo está disponível gratuitamente nos sites do Instituto Neoenergia e do CIEDS, assim como a plataforma digital com cadernos de práticas, vídeos formativos e demais conteúdos produzidos ao longo dos anos.
Essa iniciativa representa um importante avanço para a educação pública brasileira, mostrando que o investimento em formação docente e práticas pedagógicas contextualizadas pode transformar realidades e promover dignidade e oportunidades para milhares de estudantes.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



