Chaise Longue: A Combinação Perfeita entre Sofisticação e Conforto no Design de Interiores
Descubra como a chaise transforma ambientes com charme, funcionalidade e bem-estar em projetos contemporâneos e atemporais
Muitas pessoas acreditam que elegância e conforto são características que não andam juntas e que algo sofisticado é necessariamente belo, mas não prático e usual. Porém, na arquitetura de interiores essa noção não se consolida e cada vez mais o confortável e o sofisticado são indissociáveis.
As chaises são um exemplo de mobiliário que une o melhor desses dois mundos! Essa peça atribui um charme sem igual aos ambientes na mesma medida que proporciona relaxamento e aconchego aos moradores.
O charme das chaises longue nos ambientes residenciais é marcado por romantismo, conforto e relaxamento: desde o Egito Antigo, a peça é sinônimo de sofisticação. Entusiasta do mobiliário atemporal e perfeito para compor diversos estilos decorativos, a chaise longa é um convite ao relaxamento e à oportunidade de focar no bem-estar do momento presente. Conhecida também como “namoradeira” ou “espreguiçadeira”, sua história remonta muito antes de sua popularização na França e na Europa no século XVI, evocando o descanso desde as civilizações do antigo Egito e Grécia.
Caracterizada pela estética de uma cadeira de descanso alongada, combinada com um encosto em um dos lados e um braço que propicia comodidade ao usuário, a chaise longue é versátil para compor áreas sociais como living e varanda, assim como setores mais reservados, como dormitórios. Sua presença tem a intenção muito bem marcada de proporcionar momentos de relaxamento aos moradores.
A chaise pode ser inserida de diversas formas: pode substituir uma poltrona ou até mesmo um par delas, ou ser posicionada em um canto da varanda, sugerindo um espaço de leitura ou descanso. Em ambientes integrados, o móvel pode atuar na demarcação entre os cômodos.
Quanto aos modelos, a decisão pode variar conforme o design e a função do ambiente. Com a evolução da arquitetura de interiores, em home theaters, por exemplo, o sofá pode agregar uma chaise fixa ou retrátil, ampliando a funcionalidade do espaço.
Antes de optar por um modelo, incluindo seu desenho e cores, é fundamental analisar as características da decoração para que o móvel não gere um ruído visual. Não é necessário que a chaise acompanhe uma paleta de cores similar aos demais componentes do cômodo, mas é primordial que dialogue em termos de cores, texturas e formas para manter a harmonia.
As funções da chaise são diversas. Em áreas sociais, além de servir como local extra de descanso, contribui para a recepção de convidados, ampliando o número de assentos. Para esses casos, versões modulares são interessantes, pois possibilitam sua colocação solta ou encaixada no sofá. Em dormitórios, alocar a chaise em um canto vazio é uma ode ao ócio. Em livings com lareira, a chaise é perfeita para curtir os dias frios de forma muito aprazível.
Os estilos variam conforme a área em que a chaise será posicionada. Em áreas externas, modelos de fibras naturais ou sintéticas são excelentes opções, desde que a estrutura e acabamentos sejam próprios para uso externo, garantindo resistência à umidade e insolação. Já em ambientes internos, o décor abre espaço para peças com design marcante, seja em capitonê, linho ou estrutura metálica, podendo a chaise ser o elemento de destaque ou um complemento discreto.
No home theater, por exemplo, o amplo sofá com chaise oferece mais uma possibilidade de assento e conforto, integrando funcionalidade e estética.
Assim, a chaise longue é uma peça atemporal que alia sofisticação e conforto, capaz de transformar ambientes residenciais em espaços acolhedores, elegantes e funcionais, reafirmando que beleza e praticidade podem, sim, caminhar juntas no design de interiores.
Por Lucas Janini
Artigo de opinião



