SENAI e Google Cloud lançam IA para orientar carreiras e impulsionar o emprego no Brasil

Plataforma gratuita usa inteligência artificial para conectar estudantes e trabalhadores às demandas da indústria

Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por qualificação profissional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou uma inovadora plataforma de inteligência artificial (IA) para auxiliar brasileiros na construção de trajetórias profissionais alinhadas às necessidades do mercado de trabalho. Desenvolvida em parceria com o Google Cloud, essa ferramenta gratuita faz parte do ecossistema de IA do SENAI, chamado Nai, e pode ser acessada pelo site oficial da instituição.

A plataforma de Carreira e Empregabilidade utiliza dados fornecidos pelos usuários, como currículo, histórico profissional e acadêmico, além de respostas a questionários sobre aspirações e competências. Com isso, a IA identifica pontos fortes, lacunas de qualificação e sugere cursos que aproximam estudantes e trabalhadores dos perfis mais demandados pela indústria. Segundo Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, “a plataforma vai recomendar capacitações que aproximam as pessoas de seus objetivos e das oportunidades de trabalho”, graças ao uso de algoritmos avançados e análise de grandes volumes de dados.

O projeto integra um convênio firmado em 2023 entre SENAI, Serviço Social da Indústria (SESI) e Google Cloud, com vigência de cinco anos, que visa promover a transformação digital em diversas áreas da educação, desde a básica até a superior, além de serviços de inovação tecnológica para a indústria.

O funcionamento da ferramenta começa com o envio do currículo e o preenchimento de informações básicas. Em seguida, o usuário responde a questionários que avaliam competências técnicas e habilidades para o ambiente de trabalho. A partir desse diagnóstico, a plataforma indica cursos e carreiras em expansão que se alinham ao perfil do candidato, além de mostrar oportunidades de emprego disponíveis, inclusive vagas publicadas no Google Jobs.

Outro diferencial é o cálculo da “brecha de competências e habilidades” entre o perfil atual do usuário e suas aspirações profissionais. Com esses dados, a IA recomenda conteúdos personalizados para o desenvolvimento contínuo. Ao final do processo, o usuário recebe um resumo executivo com as habilidades identificadas, pontos de melhoria e evolução ao longo do tempo, tudo salvo em seu perfil na plataforma.

Entre as funcionalidades previstas para os próximos meses estão a orientação para elaboração de currículos, sugestões de trilhas de aprendizagem personalizadas com base na biblioteca de cursos do SENAI e apoio estruturado no formato de mentoria online.

Milton Burgese, Diretor de Vendas do Google Cloud para o Setor Público na América Latina, destaca que “a IA capacita as organizações a serem mais responsivas em relação às comunidades, fornecendo dados cruciais, identificando padrões invisíveis aos humanos e simulando cenários complexos, contribuindo no entendimento das necessidades, priorizando e fornecendo serviços essenciais”.

Com mais de 3,1 milhões de matrículas anuais e uma rede de 1.024 unidades escolares, o SENAI é referência nacional em educação profissional e inovação tecnológica, tendo qualificado mais de 92 milhões de trabalhadores desde sua fundação em 1942. A parceria com o Google Cloud reforça o compromisso da instituição em oferecer soluções modernas para o desenvolvimento profissional dos brasileiros.

Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa do SENAI e Google Cloud, destacando uma importante iniciativa que une tecnologia e educação para impulsionar o emprego e orientar carreiras no Brasil.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 160 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar