INTO realiza mutirão com mais de 300 procedimentos para ampliar acesso no SUS
Ação do Ministério da Saúde oferece consultas, exames, cirurgias e tratamentos ortobiológicos para melhorar a qualidade de vida
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) participou de um mutirão nacional promovido pelo Ministério da Saúde, realizando mais de 300 procedimentos em um único dia. A ação, que aconteceu no sábado (13), integrou o Dia E, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, com o objetivo de ampliar o acesso à assistência especializada e reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo dados da assessoria de imprensa, o mutirão contemplou uma variedade de atendimentos, incluindo consultas, exames, cirurgias ortopédicas e procedimentos ortobiológicos. Estes últimos são tratamentos menos invasivos que ajudam a retardar a progressão de doenças articulares, como a artrose, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade dos pacientes.
“O nosso principal objetivo é ofertar o maior número possível de atendimentos e de procedimentos ortopédicos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e ampliando a oferta de consultas, procedimentos ortobiológicos e cirúrgicos no Sistema Único de Saúde”, destacou o coordenador assistencial do INTO, Phelippe Valente Maia.
A proloterapia, um dos procedimentos ortobiológicos realizados, foi detalhada pelo coordenador de Ensino, Pesquisa e Inovação do INTO, José Leonardo Rocha. Ele explicou que, embora a osteoartrite não tenha cura, o tratamento busca aliviar a dor e melhorar a função e mobilidade dos pacientes, garantindo mais qualidade de vida. “Pacientes que tinham dificuldade para subir escadas ou caminhar pequenas distâncias passam a se locomover com mais facilidade, o que melhora significativamente a qualidade de vida”, afirmou.
Um exemplo real do impacto positivo do mutirão é a técnica em secretariado Cátia Regina Coelho, de 56 anos, que enfrentava dificuldades para andar e subir escadas. Após o procedimento de proloterapia, ela relatou que não sentiu dor durante o atendimento e já saiu andando do INTO, confiante em uma melhora significativa em sua mobilidade e qualidade de vida.
Essa iniciativa reforça o compromisso do SUS em oferecer tratamentos especializados e inovadores, promovendo saúde e bem-estar para a população. A realização de mutirões como este é fundamental para diminuir as filas de espera e garantir que mais pessoas tenham acesso a cuidados ortopédicos de qualidade.
Com ações integradas e foco na humanização do atendimento, o INTO e o Ministério da Saúde mostram que é possível avançar na assistência pública, oferecendo alternativas eficazes e menos invasivas para o tratamento de doenças articulares, beneficiando especialmente quem depende do SUS para cuidar da saúde.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



