Projeto da UFSCar incentiva meninas a explorarem carreiras em ciência e tecnologia
Iniciativa promove aprendizado prático e aproxima jovens do universo acadêmico e científico
Com o objetivo de incentivar meninas a seguirem carreiras científicas e tecnológicas, o Projeto Atena – Atividades de Tecnologia e Engenharia para Meninas, coordenado pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou sua edição de 2025 com grande sucesso. A iniciativa, que contou com o apoio do Projeto Vem Saber da USP, reuniu 24 alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva, em Descalvado (SP), para uma série de quatro encontros entre setembro e novembro na universidade.
O projeto, iniciado em 2023, tem como missão democratizar o acesso à ciência, tecnologia e engenharia, promovendo maior participação feminina nessas áreas. Até o momento, mais de 70 estudantes de escolas públicas já participaram das atividades, que buscam aproximar o universo acadêmico da realidade escolar e inspirar jovens a construírem trajetórias profissionais em setores ainda pouco representados por mulheres.
Durante os encontros de 2025, as participantes tiveram uma experiência prática completa em ciência dos materiais. Um dos momentos mais marcantes foi a fabricação de pratos cerâmicos, onde as estudantes aprenderam sobre cerâmica decorativa, realizaram modelagem, pesagens, medições e pintura com esmalte cerâmico, finalizando o processo com a produção de um objeto artesanal que puderam levar para casa. Além disso, assistiram a palestras sobre metais, cerâmicas e polímeros e visitaram laboratórios da UFSCar, como o Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE), o que proporcionou contato direto com a rotina e as práticas da pesquisa científica.
A experiência também incluiu vivências do cotidiano universitário, como almoçar no Restaurante Universitário (RU), o que ajudou as estudantes a se sentirem mais próximas do ambiente acadêmico e a visualizarem seu futuro no ensino superior e nas carreiras científicas.
A professora Elaine Russi, que acompanhou as alunas, destacou a importância do projeto: “O acolhimento com as estudantes, a programação diversificada – atenta sempre a articular conhecimento e prática – e, especialmente, a competência e dedicação da equipe, foram pontos de destaque.” Ela ressaltou ainda que o projeto vai além do incentivo à participação feminina na ciência, pois “aproxima a universidade da escola pública, o que diminui as distâncias entre o saber acadêmico e a prática escolar, além de estimular desde cedo as estudantes a ingressarem neste universo e a trilharem bons projetos de vida.”
A estudante Laura Lopes, participante do projeto, compartilhou seu entusiasmo: “Gostei do ambiente e amei as palestras, me fascinei pelo curso e me senti extremamente lisonjeada ao receber um livro autografado. Além de me impressionar com cada laboratório, também gostei de fazer meu próprio prato de cerâmica.”
Coordenado pelas professoras Danielle Cristina Camilo Magalhães e Juliana Mara Pinto de Almeida, o Projeto Atena é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e terá continuidade em 2026, mantendo seu compromisso de ampliar o acesso de jovens mulheres à ciência, tecnologia e ao ambiente universitário, contribuindo para a formação das futuras cientistas e engenheiras do país.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da UFSCar.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



