Haleon apresenta estudo inédito e Mapa Estratégico para inclusão em saúde no Brasil

Conheça os desafios e soluções para ampliar o acesso, o letramento e o autocuidado no sistema de saúde brasileiro

A Haleon, líder global em saúde do consumidor, em parceria com a Economist Impact, lançou a terceira fase do Health Inclusivity Index (HII) e o Mapa Estratégico de Inclusão em Saúde no Brasil. O anúncio foi feito em um evento exclusivo realizado na Embaixada do Reino Unido, reunindo especialistas, representantes do governo e organizações da sociedade civil para debater os caminhos para uma saúde mais inclusiva no país.

O estudo internacional, que abrange 40 países, traz dados inéditos sobre os principais desafios para a inclusão em saúde, destacando a importância do letramento em saúde — ou seja, a capacidade das pessoas de acessar, compreender e utilizar informações para cuidar da própria saúde e prevenir doenças. Entre os obstáculos apontados estão o acesso desigual aos serviços, preconceitos que afetam minorias e populações vulneráveis, além da exclusão digital e limitações educacionais.

No Brasil, o levantamento revela que 74% da população enfrenta pelo menos uma barreira para acessar cuidados essenciais. Pessoas com baixo letramento em saúde têm custos 2,8 vezes maiores, o que impacta diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS), triplicando os gastos. O estudo também aponta que reduzir em 25% a baixa alfabetização em saúde poderia gerar um ganho econômico anual de R$ 10 bilhões.

O Mapa Estratégico de Inclusão em Saúde destaca iniciativas como o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que tem potencial para combater essas barreiras, mas ainda enfrenta limitações, especialmente em regiões vulneráveis como o Nordeste, onde menos de 53% da população tem acesso regular à internet. O documento ressalta ainda o papel de organizações comunitárias, como o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), que atuam para capacitar comunidades carentes e ampliar o acesso à informação e aos cuidados básicos.

Entre as ações recomendadas no Mapa Estratégico estão campanhas públicas para combater a desinformação, o uso de mídias digitais para disseminar conteúdos educativos, apoio a organizações comunitárias e capacitação de profissionais de saúde em comunicação acessível e práticas inclusivas.

Yanir Karp, presidente da Haleon no Brasil, reforça o compromisso da empresa: “Queremos ajudar as pessoas a desenvolver confiança e conhecimento para assumir mais controle sobre sua saúde, remover barreiras que as impedem e tornar nossos produtos mais acessíveis. Ao apoiar o Índice de Inclusão em Saúde, buscamos ampliar a conscientização sobre os obstáculos que limitam uma saúde verdadeiramente inclusiva e destacar boas práticas que possam inspirar políticas, sistemas e soluções capazes de promover melhores resultados em saúde para todos.”

Este estudo e o Mapa Estratégico são ferramentas importantes para promover a equidade, o letramento em saúde e o autocuidado, contribuindo para um sistema de saúde mais justo e acessível para todas as brasileiras.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa da Haleon.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 56 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar