Granilite nos Banheiros: Estilo Atemporal e Funcionalidade Incomparável

Descubra como o granilite transforma banheiros com sua resistência, versatilidade e charme retrô-modernista

O granilite é um daqueles materiais atemporais e marcantes que transformam qualquer ambiente onde são inseridos devido à sua textura marcante e resistência, revestindo desde pisos até bancadas. Por esse motivo, o material se reafirma como uma ótima escolha quando o assunto é o décor dos banheiros.

Para a arquiteta Mari Milani, o granilite é um grande aliado na composição desses espaços, trazendo praticidade e personalidade. Adepta das inúmeras possibilidades que o acabamento entrega, ela afirma que a estética do granilite, também representada no porcelanato, propicia modernidade, oferecendo inúmeras combinações.

Constituído de uma mistura de cimento, pedras naturais, minerais e até areia, o aspecto único e texturizado definiu o granilite como um dos revestimentos favoritos dos brasileiros, principalmente para o banheiro.

A história de origem do granilite nas construções remonta ao século XV, quando a Itália Renascentista encontrou uma solução sustentável para reaproveitar as sobras de mármores. Demorou para chegar ao Brasil — apenas com a vinda dos imigrantes italianos, entre as décadas de 1940 e 1950 —, tornando-se um queridinho muito empregado em projetos residenciais, assim como em edifícios públicos com grande circulação de pessoas.

“Depois de um hiato de tempo esquecido, ele voltou com tudo na arquitetura de interiores”, afirma Mari Milani, que é adepta ao uso da estética do granilite, na versão porcelanato, principalmente na execução dos banheiros. “Ele modernizou o seu visual, mas ao mesmo tempo não perdeu suas raízes retrô”, complementa, dizendo que adora fazer composições tanto em meias-paredes e completas, como no piso e em bancadas.

Seja na sua forma original, resultante de uma mistura entre cimento, areia, água e grânulos de pedras naturais como mármore, granito e quartzo aplicada no piso, ou com sua estética impressa nos porcelanatos, a profissional destaca a alta resistência a impactos e absorção de água (que é praticamente inexistente), a versatilidade de cores, o formato das ‘pedrinhas’ que constituem o material e o acabamento, que pode ser acetinado ou brilhante.

Mari também aponta a longevidade e explica que o granilite original tem sua estética renovada com um simples polimento.

Granilite em meia parede
Uma aposta ousada e de muita personalidade é inserir o granilite em meia-parede para combinar com outro revestimento.

Neste tipo de projeto, o granilite na versão porcelanato pode ser combinado com revestimentos que destacam a estética artesanal, como azulejos vitrificados em tons terrosos. Presente em todo o piso, a extensão do granilite pela parede, especialmente em áreas como o box, cria superfícies funcionais e elegantes, como uma meia-parede que serve de apoio para produtos de higiene pessoal.

Granilite em composição com marcenaria e serralheria
“Multifacetado, o granilite é um daqueles materiais que fazem a alegria do arquiteto, pois combina com tudo”, celebra Mari Milani, mostrando a fusão com o ripado de madeira que aplicou em um lavabo.

Criando uma espécie de pórtico com a madeira em ripas que engloba a bancada e a bacia sanitária, o visual do granilite reproduzido no porcelanato revestiu toda a parede e o piso desse lavabo. Além do charme da marcenaria em conjunto com o granilite, a serralheria pode formar prateleiras que acompanham a altura do espelho, agregando funcionalidade e estilo.

Granilite por completo
O granilite também faz bonito em carreira solo, protagonizando o ambiente com sua aplicação por completo no piso ou parede – ou na união dos dois.

Com todas as paredes revestidas em granilite neutro (porcelanato), é possível evidenciar cores de destaque em outros elementos, como o piso em subway tile azul royal, incluindo o box e o interior do nicho. A cuba pode trazer um ponto de cor sutil, complementando o conjunto com elegância.

Granilite na bancada
Resistência é um atributo que não pode faltar na bancada, e o granilite – também na versão porcelanato – cumpre, com maestria, esse papel.

Em banheiros onde o granilite emulado pelo porcelanato cobre quase todo o ambiente, a bancada pode ser projetada para embutir a cuba ampla, sobrando apenas as extremidades, a frente e as laterais. Para um acabamento harmonioso, uma parte contínua pode ser executada acima da caixa acoplada, garantindo funcionalidade e beleza.

O granilite, com sua combinação de resistência, versatilidade estética e história rica, é uma escolha que alia beleza e funcionalidade, especialmente nos banheiros, onde esses atributos são essenciais para um espaço que une conforto, personalidade e durabilidade.

L

Por Lucas Janini

Artigo de opinião

👁️ 53 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar