Alfabetização acelerada: método alemão baseado em neurociência transforma escolas brasileiras
Redes públicas de seis estados alcançam até 80% de alunos lendo em cinco meses com técnica inovadora
Dados recentes da assessoria de imprensa revelam que municípios brasileiros estão obtendo avanços significativos na alfabetização infantil ao adotarem o método alemão IntraAct, fundamentado em neurociência. Essa metodologia, aplicada em redes públicas de seis estados — Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Goiás e Mato Grosso — tem acelerado o processo de aprendizagem, com até 80% dos alunos do 1º ano aprendendo a ler em apenas cinco meses.
O IntraAct reorganiza o ensino da leitura e escrita de acordo com o funcionamento do cérebro, priorizando a consciência fonológica, a repetição estruturada e o agrupamento de letras conforme a facilidade fonética. Essa abordagem permite que as crianças formem sílabas e palavras rapidamente, tornando o aprendizado mais natural e eficaz.
Em Santa Catarina, municípios como Jaborá e Erval Velho relatam mudanças positivas na rotina pedagógica. A secretária de Educação de Jaborá destaca que as crianças apresentam maior autonomia, fluência e confiança na leitura, além de reconhecerem sons com mais facilidade e escreverem palavras espontaneamente. O método também tem se mostrado eficiente para alunos com dificuldades específicas, como dislexia, autismo e TDAH.
Quitandinha, no Paraná, implementou o IntraAct em todas as turmas do Ensino Fundamental I, incluindo um Centro Municipal de Educação Infantil. Lá, 100% dos alunos envolvidos evoluíram em leitura, escrita e oralidade, com destaque para estudantes neurodivergentes. A secretária municipal ressalta que o método promove estabilidade atencional e segurança emocional, favorecendo a aprendizagem em contextos de diversidade neurológica.
No Centro-Oeste, Alta Floresta, em Mato Grosso, recebeu o Selo Ouro da Alfabetização 2025, com 80% de fluência em leitura entre crianças do 1º e 2º ano. A secretária municipal de Educação relata que o índice de alfabetização na idade certa saltou de 35% para mais de 90% após a adoção do método. O município também registrou crescimento significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O método IntraAct, criado há três décadas na Alemanha e aplicado no Brasil desde 2022, já impactou mais de 23 mil alunos e formou 1.200 professores. A formação docente inclui 13 horas presenciais, reuniões periódicas e acompanhamento contínuo, garantindo a aplicação correta da metodologia.
Segundo Moysés Gori, CEO do IntraAct Brasil, “a neurociência nos ensina que alfabetizar é, antes de tudo, respeitar o funcionamento do cérebro. Quando organizamos o ensino de forma lógica, emocional e repetitiva, o aprendizado acontece de maneira natural.” Janaína Mourão, diretora pedagógica, complementa que o método devolve protagonismo ao professor e autonomia às crianças, tornando o ensino estratégico e prazeroso.
Com resultados expressivos em diferentes regiões, o IntraAct representa uma inovação que pode transformar a alfabetização no Brasil, especialmente em um momento em que a recuperação das aprendizagens pós-pandemia é urgente. Municípios que adotaram o método comprovam que é possível acelerar o processo de leitura e escrita com base em ciência, formação adequada e práticas pedagógicas humanizadas.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



