Como conquistar atenção nas redes sociais com conteúdos estratégicos e de qualidade

Cinco dicas essenciais para profissionais se destacarem em um ambiente digital competitivo e dinâmico

As redes sociais deixaram de ser canais “acessórios” dos sites e se tornaram o centro da disputa pela atenção, moldando o consumo de notícias. Os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia online, segundo o Relatório Digital 2025, do Data Report. Esse cenário vem redefinindo o caminho da informação e exige que produtores de conteúdo repensem suas estratégias digitais para se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Para Felipe Ladislau, Diretor de Aceleração da PYXYS, mediatech que conecta informação, dados e tecnologia para fortalecer o ecossistema de mídia para publishers, a construção de audiência nas redes sociais é uma reinvenção necessária tanto para criadores de conteúdo quanto para portais de notícias.

“Para se manterem relevantes, as empresas de mídia precisam adaptar sua produção para formatos mais ágeis e consistentes, que acompanhem o ritmo das redes sociais. Essa é uma forma de buscar novas formas de gerar engajamento e receita para além dos modelos tradicionais.”, comenta o especialista.

De acordo com Ladislau, esse conjunto de desafios reorganiza prioridades e exige dos publishers uma atuação mais estratégica e atenta às mudanças de comportamento da audiência. A seguir, separamos cinco dicas para desenvolver conteúdo relevante e consistente nas redes sociais.

Trate redes sociais de forma estratégica.

É necessário estabelecer processos, rotina editorial, planejamento, testes e capacitação da equipe. “Uma presença estratégica mais ampla e diversificada fortalece a reputação do canal, impulsiona o alcance de usuários, apoia a monetização e abre espaço para parcerias e novos projetos”, afirma Ladislau.

Adapte linguagem e formato para cada plataforma.

Cada rede social exige uma forma própria de contar histórias. O TikTok é rápido, visual e informal, o que pede resumos ágeis, explicações diretas e narrativas dinâmicas. O Instagram combina carrosséis, reels e conteúdos de bastidores. Já o YouTube permite aprofundamento por meio de análises, entrevistas e documentários curtos.

“Estamos na era da ‘plataformização’, onde as redes sociais não são apenas canais de distribuição, mas também moldam a forma como o conteúdo é produzido e consumido. Por isso, não se trata de replicar o conteúdo em diversos canais, mas de traduzir a informação para novos formatos”, reforça o especialista.

Produza conteúdo útil e diversificado.

Ladislau explica que conteúdos que resolvem problemas e esclarecem dúvidas ajudam a ampliar a relevância dos portais nas redes. “Criar um conteúdo útil aumenta as chances de exibição em mecanismos de busca, reforçando a confiança do usuário e atraindo mais público. Essa audiência se transforma em novas oportunidades de monetizar o conteúdo, oferecendo espaços para marcas e parceiros.”, explica o diretor da PYXYS.

Construa uma comunidade, não apenas seguidores.

A audiência não busca apenas notícias, mas conexão, transparência e proximidade. Tanto no Instagram quanto em outras redes sociais, enquetes e respostas diretas aos comentários ajudam a estimular a participação.

“Criar um diálogo real é fundamental para gerar engajamento, oferecendo espaços para que seu público se conecte. Além disso, mostrar quem produz e o processo de criação humaniza o trabalho.”, acrescenta Ladislau.

Use dados e métricas para otimizar conteúdo.

A análise contínua de métricas é indispensável. Para isso, o especialista recomenda analisar de perto as visualizações, compartilhamentos, comentários e outras interações para entender quais tipos de conteúdo ressoam mais com sua audiência.

“É preciso fazer constantemente testes A/B com diferentes formatos de vídeo, horários de postagem e abordagens narrativas para descobrir o que funciona melhor, assim como usar os dados e o feedback recebidos para ajustar sua estratégia, refinar seus formatos e aprimorar constantemente a qualidade e a relevância do seu conteúdo na plataforma”, explica.

Ao incorporar práticas mais estratégicas nas redes sociais, os produtores de conteúdo ampliam sua relevância, fortalecem a marca e constroem vínculos mais duradouros com a audiência.

“A combinação entre conteúdo qualificado, formatos apropriados e decisões orientadas por dados deixou de ser um diferencial e tornou-se determinante na disputa por atenção em um cenário altamente competitivo”, finaliza o diretor de aceleração da PYXYS.

F

Por Felipe Ladislau

Diretor de Aceleração da PYXYS, especialista em estratégias para mídias sociais e ecossistema de mídia

Artigo de opinião

👁️ 133 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar