Programa Jovens Médicos Inovadores e Pesquisadores: Inscrições Abertas para Estudantes de Medicina

Dasa e Afya unem forças para capacitar futuros médicos em inovação, pesquisa e gestão na saúde

Dasa e Afya abriram as inscrições para a 6ª edição do Programa Jovens Médicos Inovadores e Pesquisadores, uma iniciativa que visa capacitar estudantes de Medicina em áreas essenciais para o futuro da saúde, como inovação, pesquisa, gestão e negócios. O programa, que vai até 8 de janeiro de 2026, é uma oportunidade única para alunos do 4º ao 12º período de todas as instituições de ensino do país.

Com duração prevista entre fevereiro e novembro de 2026, o projeto oferece até quatro horas semanais de atividades, divididas em aulas online ministradas por executivos da Dasa e Afya, além de um encontro presencial para networking e aprofundamento. Os oito estudantes selecionados poderão escolher entre duas trilhas: a Trilha Dasa, focada em Pesquisa Clínica e Solução de Dados, e a Trilha Afya, voltada para Inovação e Empreendedorismo em Saúde.

Segundo Victor Gadelha, Superintendente de Pesquisa Clínica e Solução de Dados da Dasa, “o programa é uma grande oportunidade para que os estudantes de Medicina vivenciem diferentes frentes do setor, com acesso a dados, tecnologia, pesquisa e inovação. Essa jornada traz uma nova visão para a carreira que escolheram, proporcionando experiência de vanguarda via prática e mentoria.” Além disso, os participantes terão mentorias personalizadas e desenvolverão projetos reais em parceria com startups, sempre seguindo normas científicas e a LGPD.

O programa também prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consolida os aprendizados e práticas adquiridos ao longo da jornada. Raphael Federicci Haddad, líder do programa, destaca que “durante o programa, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto completo, do início ao fim, com o apoio de mentores das instituições.”

A iniciativa surge em um contexto em que muitos médicos brasileiros ainda têm pouco acesso a capacitações em gestão, inovação e saúde digital. Dados da pesquisa TIC Saúde 2024 mostram que apenas 23% dos profissionais receberam algum tipo de capacitação em informática aplicada à saúde no último ano. Além disso, a Demografia Médica 2025 aponta que mais de 244 mil médicos atuam sem formação especializada formal, evidenciando a necessidade de programas que complementem essas lacunas.

O impacto do programa é comprovado por ex-participantes como João Vitor Innecco Arêas, CEO da healthtech Marisa.Care, que atribui sua carreira de sucesso à experiência adquirida no programa. Eduardo Moura, diretor do Research and Innovation Center da Afya, reforça que “formar médicos para o futuro da saúde significa ir além da prática clínica tradicional. Programas como este mostram que o médico pode ser também pesquisador, inovador e empreendedor, capaz de criar soluções reais que impactam o sistema de saúde.”

As inscrições para o programa estão abertas até 8 de janeiro de 2026 e podem ser feitas online. Esta é uma chance imperdível para estudantes de Medicina que desejam ampliar seus horizontes e se preparar para os desafios do setor de saúde do futuro.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 39 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar