Workshop “Descobrindo Tesouros” destaca produtos de Indicação Geográfica com negócios e aulas em Curitiba
Dois dias de imersão no Mercado Municipal com rodada de negócios e gastronomia para valorizar produtos certificados do Sul do Brasil
O Workshop “Descobrindo Tesouros” chega a Curitiba nos dias 8 e 9 de dezembro para celebrar e promover os produtos de Indicação Geográfica (IGs) do Sul do Brasil. Organizado pela Curitiba Honesta, com realização do Sebrae/PR e apoio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Segurança Alimentar, o evento acontece no Mercado Municipal de Curitiba e oferece uma programação rica em experiências, negócios e aprendizado gastronômico.
No primeiro dia, 8 de dezembro, os expositores de produtos com IGs participam de uma expedição exclusiva por pontos estratégicos do comércio local. A saída será do Mercado Municipal, com visitas ao Lucca Café para um bate-papo sobre valorização das IGs, à Padaria Família Farinha, uma das maiores da cidade, e um happy hour no Bar CanaBenta, onde o chef Délio Canabrava falará sobre a importância dos festivais gastronômicos. Essa ação visa fortalecer as conexões entre produtores e o mercado local, incentivando a troca de experiências e o reconhecimento dos produtos certificados.
No dia 9, o Mercado Municipal será palco da abertura oficial, seguida por uma palestra sobre organização de festivais gastronômicos com foco em Indicações Geográficas, ministrada por Sérgio Medeiros, curador do workshop. Durante todo o dia, acontecerão rodadas de negócios que reunirão produtores, chefs, compradores, donos de empórios e adegas, fomentando oportunidades comerciais e parcerias estratégicas.
Além das negociações, o público em geral poderá participar gratuitamente de aulas de gastronomia com chefs professores do Senac, mediante inscrição prévia. As aulas contemplam receitas que valorizam os produtos de IG, como sobremesas, hambúrgueres e cafés especiais. Entre os destaques estão a torta de uva de Marialva com creme de camomila de Mandirituba, o hambúrguer de cordeiro de Cantuquiriguaçu com ingredientes locais e aulas sobre diferentes perfis e técnicas de preparo do café do Norte Pioneiro, ministradas pelo barista José Luiz (Zeca).
O evento reforça a importância da certificação de procedência para a valorização dos produtos regionais, além de promover a sustentabilidade econômica dos pequenos produtores e a diversidade gastronômica da região. Segundo Sérgio Medeiros, “a programação reforça o objetivo central do evento: conectar produtores de IGs a compradores e profissionais da gastronomia e chefs, ampliando o conhecimento sobre produtos de origem certificada e estimulando novas oportunidades de negócios”.
A participação no workshop e nas aulas é gratuita, mas requer inscrição prévia. Para quem deseja se aprofundar no universo dos produtos de Indicação Geográfica e aproveitar as oportunidades de negócios e aprendizado, essa é uma excelente chance de descobrir os verdadeiros tesouros do Sul do Brasil.
Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa.
Inscreva-se e participe dessa experiência única que une sabor, cultura e empreendedorismo!
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



