Festival Afrofuturismo 2025: inovação, ancestralidade e moda no coração de Salvador
Conheça a programação do Festival Afrofuturismo Ano VII, com palestras internacionais e debates sobre cultura negra e futuro
Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025, o Centro Histórico de Salvador será palco do Festival Afrofuturismo – Ano VII, evento que celebra a ancestralidade e projeta o futuro da cultura negra por meio de uma programação rica e diversificada. Com atividades simultâneas na Casa Vale do Dendê e nos Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo, o festival oferece oficinas, talks, painéis e rodas de conversa com palestrantes nacionais e internacionais. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
O primeiro dia do festival destaca o estilista baiano Cleidson Marques, fundador da CMBrand, que compartilha sua experiência internacional após vencer o Programa Création Brasil, realizado em parceria com a Embaixada da França. “Eu estou muito ansioso e feliz para mostrar tudo que aconteceu na viagem, no primeiro dia do Festival; contando tudo sobre as experiências que eu tive esses dias em Paris. Eu espero todos para celebrarmos os ‘Ancestrais do Futuro’ e comemorar esse evento lindo”, convida Cleidson.
À tarde, a executiva tech e designer de futuros Grazi Mendes, reconhecida pela MIPAD/ONU como uma das 100 futuristas afrodescendentes mais influentes do mundo, apresenta a narrativa do seu livro “Ancestrais do Futuro – Qual a Mudança que seu Movimento Alcança?” (2024). “É um festival que eu amo. E esse ano tem uma camada ainda mais especial: o festival será em homenagem ao meu livro ‘Ancestrais do Futuro’. Então eu tô super emocionada, muito feliz, por essa homenagem, esse carinho”, comenta Grazi.
Ainda no dia 5, o painel “Moda: Ancestralidade e Futuro” reúne a estilista Mônica Anjos, premiada com o Troféu Mama África, e Isa Silva, criadora da marca Acredite no seu Axé, que leva moda inclusiva e identitária para as passarelas da São Paulo Fashion Week. A mediação fica por conta da jornalista baiana Meire Oliveira.
No sábado, 6 de dezembro, a programação continua com debates sobre empreendedorismo, inovação e saberes ancestrais, com a participação de Everton Machado e Nai Oliveira. O encerramento do festival acontece com o painel “Panafricanismo, Mídia e Negócios”, que contará com a presença do fundador da Rede de TV Africana TVA em Cabo Verde, Saulo Montrond, e do CEO da plataforma AfricanDev, Marcos Jamir. Eles debatem o fortalecimento da identidade e economia africana por meio da mídia, com mediação de Midiã Noelle.
O Festival Afrofuturismo – Ano VII é uma iniciativa do Hub de Inovação Vale do Dendê, patrocinado pela Prefeitura de Salvador e integrado às festividades do Salvador Capital Afro, com apoio do SEBRAE, Hospital Albert Einstein, Casé Fala e Afro.TV Brasil.
Este conteúdo foi elaborado com informações da assessoria de imprensa do evento. Não perca a oportunidade de vivenciar essa celebração da cultura negra, inovação e moda afrocentrada em um dos mais importantes centros históricos do Brasil. Inscreva-se e participe!
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



